Como os cientistas explicam a obsessão das pessoas por OVNIs e abduções alienígenas?

0

Relatos de misteriosas luzes piscando no céu, espaçonaves e encontros com alienígenas, refletem o quão interessadas as pessoas estão em OVNIs e na crença de que há “algo lá fora”. No entanto, muitos psicólogos são bastante céticos sobre o assunto e acham que podem fornecer explicações científicas sobre esse fenômeno.

A crença em alienígenas ganhou força após um dos incidentes mais famosos da ufologia mundial, o Caso Roswell, onde, segundo muitas pessoas, um Objeto Voador Não Identificado (ou OVNI) teria caído. Mas relatórios oficiais do governo, afirmam que o que caiu foi na verdade um balão de vigilância da Força Aérea dos Estados Unidos.

Pesquisas recentes estimam que pelo menos 50% das pessoas de culturas ocidentais acreditam em alienígenas. E um pequeno número, mas significativo, destas pessoas também acreditam terem sido abduzidas por alienígenas.

As consequências relatadas por estas pessoas supostamente abduzidas, são normalmente perda de memória, perda da noção do tempo, sonambulismo, pesadelos e trauma psicológico.

Embora a exatidão dos números seja questionada, uma pesquisa feita pelo Centro Roper de Pesquisa em Opinião Pública diz que cerca de 3,7 milhões de americanos acreditam que já sofreram algum tipo de abdução alienígena.

Os mais céticos argumentam que os supostos encontros com alienígenas são meros “hoaxes” (boatos ou farsas), criados para obter ganhos financeiros ou vantagens sociais. Talvez o Caso Roswell seja o exemplo mais famoso.

  10 relatos assustadores de abdução alienígena

Isso porque, os relatórios iniciais da década de 1940 deixaram lacunas suficientes para que o produtor Ray Santilli, lançasse em 1995 o que ele alegava ser a filmagem da autópsia de um alienígena, o que só confundiu ainda mais a população. Mais tarde, Santilli acabou admitindo que tudo não passava de uma grande farsa.

O incidente em Roswell causou controvérsia, e muitos chegaram a alegar que de fato uma nave alienígena havia caído ou aterrissado no deserto do Novo México, e que as autoridades Americanas estavam encobrindo o incidente.

Mas por que tantas pessoas mentiriam sobre isso? Na verdade, os psicólogos dizem que existe uma série de explicações plausíveis e científicas para estes supostos encontros alienígenas.

Traços de personalidade

Em termos de processos psicológicos e características de personalidade, os psicólogos explicam que quando uma pessoa acredita ter sido abduzida, ela acaba interpretando, distorcendo e confundindo eventos reais com imaginários.

mulher-abduzidaVários estudos relatam que as pessoas que acreditam que foram abduzidas e que não têm um histórico de instabilidade mental, não diferem tipicamente de pessoas comuns em medidas psicopatológicas objetivas – aquelas que avaliam o bem-estar psicológico de um individuo. No entanto, uma característica que está associada com experiências de abdução, é a propensão para a fantasia.

Evidências apontam a hipótese de que pessoas mais propensas à fantasiar tem uma imaginação mais fértil e muitas vezes confundem a fantasia com a realidade. Há também outras explicações psicológicas, como a dissociação – onde os processos mentais de um indivíduo se desconectam uns dos outros e da própria realidade, muitas vezes em resposta a eventos extremos ou estressantes.

  17 fatos sobre a mente que nos ajudam a entender as pessoas

A propensão à fantasia e a dissociação tem sido ambas associadas ao trauma de infância e sugestibilidade hipnótica. Os psicólogos argumentam que a hipnose encoraja a criação e a recuperação detalhadas de fantasias.

Por exemplo, muitos dos indivíduos supostamente abduzidos, relatam semelhantes eventos como: exames ou procedimentos médicos, comunicação com alienígenas, um poderoso sentimento místico, passeios de naves espaciais e viagens a outros planetas antes de serem devolvidos a terra.

E é normalmente sob a hipnose que essas “memórias perdidas” são “recuperadas”.

Segundo os psicólogos, uma combinação de características de personalidade e susceptibilidade a falsas memórias, podem fazer surgir uma experiência de abdução alienígena, em que a própria pessoal acredita ser real.

Sensibilidade cerebral

Estudos sugerem que hipóteses neuropsicológicas, particularmente, a paralisia do sono e a sensibilidade do lobo temporal, também poderiam explicar as alegações de abdução.

Paralisia do sono é um sentimento onde o individuo está consciente (acordado), mas é incapaz de se mover, que ocorre quando uma pessoa passa entre os estágios de vigília e sono.

Para que o individuo experimente a paralisia do sono, é necessário que ele esteja consciente, ou seja, com seus olhos abertos. Isto significa que os chamados “sonhos” são, tecnicamente, alucinações, e elas são tão reais quanto qualquer outra coisa que você vê quando está acordado. Além disso, os “sonhos” podem ser “multissensoriais”, o que significa que uma pessoa pode não só ver coisas, como também ouvir e, em alguns casos, sentir.

  Por que insistimos em trabalhar mesmo doentes? A ciência explica

A sensibilidade do lobo temporal é uma hipótese que sugere que os lobos temporais do cérebro de algumas pessoas são mais vulneráveis à influência de frequências magnéticas de baixo nível.

Michael Persinger, um neurocientista da Universidade Laurentian no Canadá, acredita que o aumento da atividade do lobo temporal pode explicar muitas das experiências paranormais, como a abdução alienígena.

Sua hipótese é que os campos magnéticos estimulam os lobos temporais, resultando em experiências alucinatórias semelhantes às relatadas pelos “abduzidos”.

Mas isso não quer dizer que muitas pessoas que acreditam terem sido abduzidas por alienígenas estão mentindo sobre suas experiencias particulares, na verdade os estudos apenas dizem que estas experiências podem ser explicadas recorrendo a hipóteses com base científica.

Existem muitas explicações lógicas, plausíveis e científicas, e nenhuma delas depende da existência de alienígenas.

No entanto, também deve ser observado que nem todas as experiências relatadas de abdução alienígena podem ser facilmente explicadas por qualquer uma dessas hipóteses científicas – e isso levanta muitas mais perguntas do que respostas.

Fonte



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com