Como parar de fumar? Algumas formas e dicas para largar o vício em cigarro

0

Existem algumas etapas que um fumante de cigarro precisa enfrentar até conseguir largar o vício de vez, mas especialistas garantem: é totalmente possível se livrar da dependência. Afinal, como parar de fumar?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as mortes em decorrência do tabaco continuam acima de 420 pessoas por dia, mesmo com o número de fumantes reduzindo no Brasil.

Além disso, a última Pesquisa Nacional de Saúde em 2019 revelou que cerca de 12% da população – aproximadamente 22 milhões de indivíduos – continuam com o hábito.

Em entrevista ao R7, o psiquiatra e diretor do Instituto de Psiquiatria Paulista, Henrique Bottura, explicou que o primeiro passo é o reconhecimento da dependência e que a substancia causa sensação de prazer.

Como parar de fumar?

Para isso, Bottura esclarece que existem algumas fases para o livramento, mas que a recaída é possível:

  • Pré-contemplativa: a pessoa não reconhece o problema e ignora os malefícios.
  • Contemplativa: a pessoa reconhece a importância, mas não se sente pronto.
  • Preparativa: quando o paciente se prepara para a chegada da hora em que irá parar.
  • Fase da ação: quando se dispõe a tentar a largar o vício.
  • Manutenção: a pessoa já se sente desapegada do ato de fumar.

Alguns tratamentos para o vício em cigarro consistem em doces e reposição de nicotina por meio de adesivos, sendo soluções comuns para enganar o cérebro. Outra maneira é por meio de antidepressivos, que inibem o prazer de fumar.

Também é importante entender o ambiente em que está inserido, se há fácil acesso ao comportamento do vício e se existem hábitos recorrentes que possam ativar a abstinência ao cigarro.

A melhor forma de conseguir eficiência no tratamento é com o auxilio de um médico especializado que seja capaz de auxiliar o paciente a seguir os cuidados corretos na interrupção do tabagismo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com