Como se formam os cabelos?

0

Todos os mamíferos possuem pelos: gatos, cachorros, vacas e por aí vai – além, é claro, dos seres humanos. Os pelos que temos na cabeça são chamados de cabelos.

Especialmente nos seres humanos, os cabelos guardam peculiaridades. Informações genéticas podem fazer com que os fios sejam lisos, enrolados ou ondulados. Cada ser humano tem cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça, que podem crescer mais de um centímetro por mês.

Mas você já se perguntou como se formam os cabelos? Temos a resposta:

Formação dos cabelos

cabelos-cacheados-crianca

Os cabelos começam a ser formados abaixo da pele, em um local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele, existem milhares de folículos pilosos – por isso, temos milhares de fios de cabelo e pelos espalhados por nosso corpo.

No fundo de cada folículo, existe um pequeno grupo de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima. Dessa forma, ele vai crescendo.

Na raiz, essas células produzem filamentos de queratina, que se ajuntam, se empacotam e formam o pelo ou cabelo.

Divisão dos cabelos

Digital StillCamera
Fio de cabelo visto em um microscópio (Foto: Wikimedia)

O cabelo é formado por três partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo – seria a madeira. E, finalmente, vem a cutícula do pelo ou cabelo, que seria o revestimento que envolve nosso lápis. Como os fios de cabelo são fininhos, não conseguimos enxergar essas três camadas sem a ajuda de um microscópio.

  Entenda como o vício em se exercitar prejudicou o corpo e a mente de uma mulher

Diferença entre pelos e cabelos

cabelos-lisos-jovem

Não existem muitas diferenças entre pelos e cabelos. Todo o processo descrito acima corresponde a ambos.

As distinções estão na utilidade, na espessura estrutural e no ciclo de crescimento. Além disso, a localização é distinta: os cabelos nascem no couro cabeludo, enquanto os pelos podem nascer em qualquer local do corpo onde haja pele.

Fonte parcial: EBC



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com