Como será o Brasil com Internet Limitada

0

Estamos agora vivendo a iminência de ter a nossa internet limitada por algumas empresas provedoras de acesso no Brasil. Se você ainda não soube, a partir do ano que vem (2017), o serviço oferecido por empresas como Net, Vivo e Oi não será mais por velocidade, mas sim por volume de dados. E o que isso muda para você? Você que está aí, todos os dias assistindo nossos videos no Youtube, acessando o facebook, usando o whatsapp, etc… Vai piorar ou melhorar? Teremos vantagens em ter uma internet limitada?

Primeiro vamos aos fatos. Você que usa a internet banda larga por meio de uma linha telefônica fixa, terá de se acostumar com o controle do uso de dados em casa. Desta forma, os planos de internet fixa ficam parecidos com os de internet móvel. Atualmente você contrata a internet por velocidade e, a partir de agora, será por quantidade de acesso. Resumindo, se você é uma pessoa que assiste muitos videos, faz muitos downloads ou joga muito online você será afetado e vai ter que começar a monitorar esse uso constante para não ter sua velocidade nos tempos da internet discada. Porque caso você ultrapasse o que foi contratado, poderá ter a velocidade da sua internet reduzida drasticamente até o fim do mês ou seu acesso cancelado até que um novo pacote seja comprado ou que o mês seguinte comece. Mas calma, só se você faz essas coisas. Se você usa a internet moderadamente, quase não assiste videos, não usa a webcam ou não joga online então você não precisa se preocupar.

  Elon Musk diz que o futuro da humanidade depende da fusão com as máquinas

O uso de franquias de dados é previsto pela Anatel. De acordo com a agência, as operadoras de internet precisam disponibilizar uma ferramenta para o consumidor acompanhar seu consumo pela internet. Além disso, as empresas precisam alertar quando o consumo da franquia se aproximar do limite contratado.

E como será calculado o uso da internet? As franquias oferecidas pelas operadoras variam de 10 GB a 250 GB. Isso significa que o usuário poderá navegar com a velocidade normal – entre 1 Mbps e 120 Mbps, de acordo com o plano – até o tráfego de dados atingir estes valores. Vale lembrar que o cálculo do consumo inclui qualquer dispositivo conectado na rede, seja via cabo ou Wi-Fi, como computadores, TVs inteligentes, smartphones, tablets e videogames. Um plano intermediário, que no Brasil fica em torno de 15 megabits, dará direito a uma franquia mensal que varia entre 80 Gigabytes e 100 Gigabytes, conforme a operadora escolhida.

O que posso fazer com Internet Limitada?

Ok, e o você pode fazer com esse consumo médio? Os serviços de streaming são alguns dos que mais consomem tráfego de dados. A Netflix estima que um vídeo em HD consome cerca de 3 GB por hora. Se você assiste um filme de cerca de duas horas a cada dia na qualidade HD, você consome aproximadamente 180 GB por mês apenas com a Netflix. Isso está muito acima do plano médio oferecido pelas operadoras. Segundo a Spotify, o brasileiro gasta, em média, cerca de 3,75GB por mês ouvindo músicas. Sim, sabemos que ninguém usa a internet somente para videos e músicas. Fazemos mais do que isso. E ainda vai piorar.

  Zika: um ano de epidemia, descaso e pouco progresso na solução

Pense numa casa onde a internet é compartilhada. Você, seus pais e sua irmã, usam a mesma internet. Todos gostam de ver videos do youtube, correto? Uma das soluções seria pedir para todos em sua casa optar por videos que ofereçam baixas resoluções e torcer para não bater a cota. A banda de internet é contabilizada pelo download e pelo upload somados. Ou seja, tudo que você faz na internet e não somente escutar músicas e assistir videos, estarão contando no reloginho da sua operadora. Exatamente um relógio de internet.

Como o seu relogio de energia que contabiliza incessantemente a eletrecidade que sua casa consome. E o que as operadoras estão oferecendo seria exatamente a mesma coisa que, depois de ter consumido muita energia no mês, suas lâmpadas começassem a acender em meia fase, a geladeira não gelasse o suficiente e o chuveiro quente, com sorte seria morno. E você ficaria nesse sufoco até o fim do mês. É um castigo? Bem, parece que sim.

Como vai funcionar o “Relógio da Internet”?

Mas e o relogio da internet, vai funcionar como?
Quando você clica em um link você estará enviando informações para seu provedor para que ele saiba qual o site você quer acessar (isso é upload), e quando a página começa a aparecer no seu navegador, você está fazendo o download das imagens e textos dessa página. Texto não pesa muito, mas as imagens que você vê, sim. Enquanto você vai rolando seu feed do Facebook para baixo, imagens vão aparecendo e videos vão iniciando em auto play. Seu reloginho está acelerado nesse momento. Some a isso os videos do Youtube, os animes e séries que, eventualmente, você assiste durante a semana, a música que você ouve e Netflix, bem, esse então será o seu tiro de misericórdia para sua luz começar em meia fase, ou, analogias a parte, será o momento em que videos demorarão mais do que já demoram, músicas serão ouvidas em prestações longas e imagens não vão mais abrir.

  O que acontece com a Lava Jato após a morte de Teori Zavascki?

A partir do ano que vem, todos os planos de internet fixa da Vivo, Net e Oi já estarão limitando a internet e o Brasil será como alguns países africanos onde a internet também é limitada.

Ranking das piores Internets no Mundo

O Brasil é a sexta pior Internet das Américas em 2014, piorando ainda mais sua posição em relação a 2013.
O Brasil é a sexta pior Internet das Américas em 2014, piorando ainda mais sua posição em relação a 2013.
O ranking da Akamai que avalia o estado da internet pelo mundo, colocou o Brasil, em 2014 como a sexta pior internet da américa, piorando ainda mais sua posição em relação a 2013. E, no mundo, somos a nona pior internet e estamos empatados com o Vietnã. Mas eu pergunto, e agora com a internet limitada, vamos para que posição?

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com