Conheça a encantadora Caverna dos Cristais

0

A Caverna dos Cristais está localizada na mina de Naica, no estado de Chihuahua, no México.

A caverna impressiona por possuir os maiores cristais da terra. Os cristais gigantes são compostos de selenite (gypsum), um é mineral natural oriundo da composição química de sulfato de cálcio hidratado.

O maior cristal da caverna possui cerca de 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e peso de aproximadamente 55 toneladas.

caverna-dos-cristais-naica-mexico

Adentrar a Caverna dos Cristais é considerado bastante perigoso. A temperatura interna chega a atingir 58º C, com uma umidade que pode chegar a até 100%. Estas condições fazem com que os fluídos do pulmão sejam condensados.

É necessário usar equipamento e roupa adequada para entrar na caverna. A roupa especial possui compartimentos para armazenar gelo, e a máscara fornece ar fresco ao visitante.

O local é totalmente inóspito para a sobrevivência, podendo matar uma pessoa sem equipamento em apenas 10 minutos.

caverna-dos-cristais-roupa-especial

Como os cristais foram formados

Estima-se que os cristais se desenvolveram pelo fato de a caverna estar localizada em uma falha geológica, situada acima de uma câmara de magna.

O magma é uma massa mineral pastosa, encontrada em grande profundidade abaixo da superfície terrestre. O movimento do magma é o que determina a erupção dos vulcões. Ao se resfriar lentamente, o magma se cristaliza, formando as rochas ígneas, que dão origem aos cristais.

O calor do magma propiciou o aquecimento das águas que estavam retidas nas câmaras. Essa água com temperatura próxima de 50º C ficou impregnada de minerais que estão no local. Essas condições permitiram que os cristais crescessem.

Estima-se que os cristais demoraram entre 500 mil e 1 milhão de anos para se formar. Isso porque eles possuem uma taxa de crescimento muito lenta, apenas um bilionésimo de metro por dia.

caverna-dos-cristais-formacao

Caverna dos Cristais foi descoberta por acidente

A Caverna dos Cristais está localizada a cerca de 300 metros de profundida e é uma descoberta considerada recente.

No ano 2000, por acidente, trabalhadores que estavam escavando um túnel de ligação encontraram o local, que logo chamou a atenção de geólogos de todo o mundo.

Pesquisadores acreditam que há muitas chances de haver cavernas parecidas como as de Naica em outras partes do mundo. Mas, que ainda não foram descobertas.

pesquisadores-caverna-dos-cristais-naica

Atualmente o acesso a gruta está acessível, pois a água acumulada é bombeada para fora com ajuda de equipamentos de drenagem, o que impede que o local fique submerso.

Além dos cristais, a câmara é um dos maiores depósitos de minerais como chumbo, zinco e prata.

Visita à caverna é controlada

Temendo que os cristais sejam retirados do local para exposições ou coleções particulares, o governo local e os proprietários da mina passaram a restringir as visitas ao local. Atualmente, somente geólogos e cientistas podem entrar na caverna.

caverna-dos-cristais-geologos

O ambiente também é muito perigoso para visitação. Certa vez, um minerador tentou sair da caverna levando consigo um cristal, quando outro caiu em cima dele e o matou.

Caverna poderá ser fechada

Em breve, quando a exploração mineral não for mais viável na Caverna dos Cristais, as bombas d’água serão retiradas e o local ficará submerso. Dessa forma, os cristais passarão a crescer novamente.

caverna-dos-cristais-pode-ser-fechada

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com