Conheça a luz líquida, o recém-descoberto quinto estado da matéria

0

Muita gente se lembra de ter estudado os estados da matéria ainda na época da escola, mas parece que ainda não sabemos tudo sobre isso. A luz líquida, por exemplo, é o quinto estado da matéria conhecido e embora o nome possa parecer fantasioso, ela é bastante real e comprovada.

Na verdade, a luz líquida se trata de um superfluido, um estado da matéria onde as moléculas se comportam de uma forma extremamente harmônica e diferente dos outros estados conhecidos: sólido, plasma, líquido e gasoso. O quinto estado é também conhecido como Condensado de Bose-Einstein, ou BEC, na sigla em inglês.

O pesquisador Daniele Sanvitto, do Instituto de Nanotecnologia da Itália, explica um pouco do comportamento da luz líquida. “É parecido com qualquer outro líquido ou gás, mas com propriedades especiais, uma das quais é que todas as suas partes estão relacionadas”, afirmou. E é justamente nessa relação entre todas as partes que reside a maior diferença do BEC em relação a outros tipos de matéria.

Sanvitto acrescenta que o comportamento das moléculas de luz líquida é como o de bailarinos que se movimentam e se comportam em função um do outro, gerando assim uma série de particularidades. O BEC não cria “ondas”, nem se esparrama ou tem viscosidade. É como um líquido comum, porém “inteligente”.

Aplicações

As pesquisas relacionadas a esse novo estado da matéria ainda estão em fase inicial, mas a chamada luz líquida foi um grande passo, já que materiais similares só haviam sido criados a temperaturas muito baixas, enquanto ela funciona normalmente em temperatura ambiente.

No futuro, o BEC pode ser a chave para o primeiro computador quântico, já que as propriedades do material poderão tornar o processo de envio de informações e energia mais simples e barato. A luz líquida também pode ser o primeiro passo para uma tecnologia de teletransporte de objetos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com