Conheça os objetos de plástico que se conectam à internet sem eletrônica

0

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acabam de desenvolver uma tecnologia que pode nos ajudar bastante no futuro: eles desenvolveram objetos de plástico, impressos em 3D, que podem se conectar com a internet Wi-Fi sem a ajuda de qualquer componente eletrônico ou de baterias.

Você já deve estar se perguntando como que isso é possível. Os responsáveis pela novidade desenvolveram um sistema que possui um interruptor de plástico, uma mola, uma engrenagem e uma antena, que quando é ativado, após ser apertado ou movimentado, pode absorver os sinais de internet Wi-Fi.

Mas antes que você já se empolgue demais, saiba que a tecnologia é para realizar coisas bem simples. Por exemplo, uma garrafa que enviaria sinais avisando que ela está esvaziando ou um botão de volume que se conecte a uma caixa de som sem a necessidade de um cabo ou uma fonte de energia.

Para que essa tecnologia funcione, os responsáveis pela tecnologia precisaram desenvolver uma espécie de filamento condutor, feito de plástico e cobre e que também é impresso em uma impressora 3D, que possui a capacidade de se conectar e desconectar com a internet.

Essa antena, na realidade, funcionaria como uma espécie de anemômetro, aparelho utilizado para medir a velocidade do vento. Para essa tecnologia, os cientistas coseguiram construir um mecanismo similar por meio dos materiais citados acima. E o movimento realizado com o objeto é capaz de enviar pequenos sinais para o Wi-Fi.

Uma outra inovação da equipe da Universidade de Washington é que eles também conseguiram adaptar o filamento com fios de ferro ou invés de cobre, o que criou uma espécie de código de barras invisível que pode funcionar como um identificador.

“Parece como um objeto regular impresso em 3D, mas existem informações invisíveis no interior que podem ser lidas por meio do smartphone”, disse Justin Chan, um dos engenheiros envolvidos no trabalho.

No momento, a viabilidade deste tipo de tecnologia ainda é baixa e necessita de mais estudos e trabalhos, mas ela pode ser adaptada para diversos propósitos no futuro. Vale lembrar que cada vez mais surgem acessórios e objetos que conseguem se ligar com a internet Wi-Fi de nossas casas e trabalho.

Essa é uma aproximação mais barata e simples para garantir que cada vez mais coisas tenham esse tipo de tecnologia.

“Esse trabalho é parte de uma visão a longo prazo para democratizar a criação de objetos que podem se comunicar e enviar informações sem fios, em qualquer lugar e em qualquer momento”, afirmaram os cientistas.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com