Conheça a reclamação de consumidor mais antiga da história

0

É algo até mesmo comum para nós reclamarmos de algum serviço mal feito ou que nos deixou insatisfeitos, não é mesmo? Mas saiba que esse não é um problema exclusivo dos tempos modernos. Você sabia que a reclamação de consumidor mais antiga da história aconteceu antes de Cristo? Entenda mais abaixo.

Essa reclamação de consumidor foi feita em torno do ano de 1750 antes de Cristo, na antiga Mesopotâmia. Ela foi escrita em um tablete de 11,6 por 5 centímetros que faz parte da coleção do Museu Britânico, em Londres, mas que não se encontra em exibição para o público.

Nesse tablete, um homem chamado Nanni fez uma reclamação para um fornecedor de cobre conhecido como Ea-nasir. Ele alega que seus mensageiros não foram bem tratados pelo comerciante, que se arriscaram em território inimigo e que chegaram a retornar de mãos vazias em algumas oportunidades.

O tablete já foi devidamente traduzido a partir da escrita cuneiforme. Confira um trecho abaixo.

Quem você pensa que eu sou, tratando alguém como eu com tanto desprezo? Eu enviei como mensageiros cavalheiros como nós para coletar o saco com o meu dinheiro, mas você me tratou com desprezo, enviando-os de volta para mim de mãos vazias várias vezes, e através de território inimigo”, disse Nanni.

“Existe alguém entre os comerciantes que negociam em Telmun (posto comercial da época) que me tratou dessa maneira? Você só trata meu mensageiro com desprezo! Como você me tratou por esse cobre? Você reteve minha bolsa de dinheiro em território inimigo; agora cabe a você restaurar (o meu dinheiro) para mim na íntegra”, complementou o homem.

Ainda segundo o que está escrito no tablete, apesar da reclamação de consumidor que fez, Nanni pareceu não ter tido outra opção a não ser continuar negociando com Ea-nasir, mas também deixou um recado para o comerciante.

“Tome conhecimento de que (a partir de agora), não aceitarei aqui nenhum cobre de você que não seja boa qualidade. Eu irei selecionar e adquirir as barras de metal individualmente em meu próprio quintal e exercerei contra você meu direito de rejeição porque você me tratou com desprezo”, afirmou Nanni.



Veja também:   Santos Dumont ou Irmãos Wright: afinal, quem inventou o avião?

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com