Contra o Afeganistão, EUA lançam sua maior bomba não-nuclear pela 1ª vez

1

Pela primeira vez, os Estados Unidos lançaram a sua maior e mais potente bomba não-nuclear. Descrita como “mãe de todas as bombas”, a MOAB GBU-43 atingiu o Afeganistão, conforme informou o Pentágono nesta quinta-feira (13).

A bomba, que contém 11 toneladas de explosivos, foi lançada por uma aeronave, operadora pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea. Ela atingiu o distrito de Achin, perto da fronteira com o Paquistão.

O intuito da bomba foi atingir túneis e cavernas, de um complexo chamado “ISIS-K”, pelos quais atuam o Estado Islâmico na região. A explosão ocorreu por volta das 11h30, no horário de Brasília (19h no horário local).

Além de ser um ataque direto ao Estado Islâmico, o uso da GBU-43 pode ser uma resposta à morte de um soldado americano, na província de Nangarhar, ao leste do Afeganistão, durante o último fim de semana. A batalha contra o EI pode ganhar contornos ainda mais intensos devido a isto.

“Os Estados Unidos levam muito a sério a luta contra o Estado Islâmico e, para destruir o grupo, temos que tirar espaço de operação dele, que foi o que fizemos”, disse Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca, em recente comunicado.

Até então, a GBU-43 só havia sido utilizada em testes. Veja um vídeo da bomba em uma avaliação, no ano de 2003:

Veja também:   Corpus Christi: o que significa e o que se comemora no feriado

 

Discussion1 Comentário

  1. Anderson A. Barbosa

    Olá pessoal do AN. Te uma questão que me deixa muito curioso e eu gostaria de saber qual seria a visão de vcs com relação a isso.
    “Se o Brasil entrar em guerra com os USA como vai ser? Quais seriam nossas vantagens e desvantagens? Haverá alguma possibilidade de uma vitória brasileira?
    Me ajudem matar mais esta aí pessoal.
    Obrigado!!!

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com