Coronavírus: o que é e por que devemos achatar a curva?

0

Durante a pandemia de coronavírus, uma expressão que tem sido altamente usada pela mídia e autoridades é “achatar a curva”. Afinal, o que isso significa na prática?

A expressão se refere ao gráfico de contaminação do vírus em um determinado local e tem mais relação com a capacidade dos sistemas de saúde do mundo inteiro do que com a disseminação do Covid-19 em si.

Antes de tudo, achatar a curva não significa que a quantidade de infecções vai diminuir ou que a pandemia vai acabar. A ideia por aqui é retardar a contaminação, de forma que os países consigam lidar com a quantidade de doentes.

Dessa forma, as pessoas que se infectarem têm mais possibilidade de serem curadas. Em resumo, o objetivo é que todos não fiquem doentes ao mesmo tempo, mas sim em menor ocorrência simultânea.

Nos gráficos da pandemia, é possível ver que a quantidade de casos vai aumentando exponencialmente, até atingir um pico, de onde começa a diminuir.

O problema é que, se esse pico é muito alto, ou seja, muitas pessoas ficam contaminadas ao mesmo tempo, é difícil que haja vagas em hospitais, equipamentos, leitos e respiradores para tratar a todos. Foi esse o cenário ocorrido na Itália, onde médicos precisaram decidir sobre a vida de pacientes.

No entanto, se o pico de contaminações não fica tão alto, a pandemia pode até demorar um pouco mais para ser controlada, mas menos pessoas acabam morrendo, já que o sistema médico consegue dar conta do número de doentes.

Como achatar a curva

A grande questão é como fazer com que a curva dos gráficos não fique tão alta. A resposta para isso é repetida a exaustão por médicos e cientistas: isolamento social, a chamada quarentena.

O coronavírus atual, também chamado de Covid-19, ainda não possui nenhuma droga, vacina ou tratamento que o combata efetivamente, logo, o isolamento não só é a melhor alternativa, como a única.

A lógica é bem simples: com menos pessoas circulando e convivendo no mesmo espaço, a capacidade de transmissão do coronavírus cai bastante e assim menos pessoas ficam doentes ao mesmo tempo.

A pandemia certamente será superada, mas como vamos passar por ela é o fator determinante para saber a quantidade de estrago que ela causou, incluindo na economia, assunto que vem tirando o sono de muita gente e causando ações e declarações precipitadas de muita gente.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com