Coronavírus: o que realmente sabemos sobre a eficácia da cloroquina

0

O governo brasileiro defende o uso da droga chamada de cloroquina no tratamento do coronavírus. No entanto, o que realmente sabemos sobre seus efeitos?

Além dela, outras drogas estão sendo testadas no combate ao COVID-19, mas por enquanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não autorizou o uso de nenhum tratamento específico para a doença.

O uso de cloroquina e hidroxicloroquina no combate ao coronavírus tem como base um estudo realizado na França.

A droga é normalmente usada no tratamento de doenças como malária, artrite reumatoide e lúpus e o grande problema com ela, além da falta de evidências de sua eficácia no tratamento do COVID-19, é a questão de segurança dos pacientes, já que efeitos colaterais foram relatados.

Cegueira, surdez e problemas neurológicos foram registrados entre pessoas que estavam com coronavírus e se tratavam com cloroquina.

Ela é administrada geralmente em conjunto com azitromicina, potencializando os resultados positivos. No entanto, o estudo francês continua sendo alvo de críticas por parte de especialistas.

No Brasil, o uso era restrito apenas aos casos graves, como medida compassiva, mas recentemente o Ministério da Saúde autorizou o uso em casos também mais leves, já que o medicamento teria mais sucesso nesses casos.

No entanto, médicos que receitarem cloroquina em casos leves de COVID-19 terão que arcar com possíveis efeitos colaterais. No final das contas, a polêmica continua.

Outras drogas

A cloroquina não é a única substância que está sendo testada no tratamento contra o coronavírus.

Outras opções, também não regulamentadas, incluem drogas usadas no tratamento de HIV, ebola e esclerose múltipla. Essas outras opções também estão sendo testadas no Brasil.

Possíveis tratamentos alternativos incluem ainda o uso de plasma sanguíneo e até mesmo células do cordão umbilical.

Há ainda uma substância retirada do sangue de uma espécie de verme marinho que estás sendo estudada também por pesquisadores da França.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com