Coronavírus: veja como ele pode se espalhar em restaurante com buffet

0

O principal problema do coronavírus é a facilidade com que ele pode ser transmitido. Um teste realizado no Japão mostra exatamente o quão contagioso ele é, usando como cenário um restaurante com buffet, o famoso “self-service”, tão frequentado por muitas pessoas diariamente.

Ver a rapidez e a facilidade com que o vírus se espalha nos faz repensar alguns hábitos, mesmo pós-pandemia.

A experiência foi conduzida pela rede de TV estatal japonesa NHK. Algumas pessoas foram colocadas em um restaurante com buffet e fizeram sua refeição normalmente, todos juntos.

A diferença é que um dos participantes teve as mãos pintadas com uma tinta que só aparece quando é colocada sob luz negra, revelando assim sua coloração fluorescente.

Após meia hora de refeição, a luz negra foi ativada e o cenário deixou todos espantados. Embora a tinta tenha sido usada apenas nas mãos de uma das pessoas presentes, todas elas continham vestígios, muitos inclusive no rosto e roupas, além das mãos.

Utensílios, alimentos, talheres e outros objetos também apareceram sob a luz negra, indicando que basta que uma pessoa esteja com o vírus para que várias no mesmo ambiente sejam contaminadas.

Confira o vídeo:

Perigo invisível

No experimento, a tinta fluorescente claramente representa o coronavírus, que é transmitido com muita facilidade, embora seja completamente impossível de se ver.

Isso explica por que a aglomeração de pessoas deve ser evitada a todo custo, já que mesmo com os cuidados básicos, é muito fácil ser infectado, talvez até por pessoas que não saibam que possuem o vírus, por não exibirem sintomas.

Em caso de extrema necessidade, é imprescindível sair com uma máscara protetora, que pode ser de tecido (com no mínimo duas camadas), cobrindo a boca e o nariz.

Ao retornar, tanto a máscara quanto as mãos e possíveis compras ou outros objetos trazidos devem ser higienizados, quando possível com água e sabão, ou então com álcool 70%.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com