Covid-19: cientistas encontram melhor tratamento para recuperar olfato

0

Uma das sequelas mais comuns entre os infectados pela covid-19 é a perda do olfato e um grupo de cientistas encontrou um tratamento adequado para isso.

Enquanto muitas pessoas recorrem a supostas soluções mirabolantes, que podem incluir até mesmo o uso de esteroides e anabolizantes, a cura para o problema que impede de sentir o cheiro das coisas pode ser bem mais simples.

De acordo com os pesquisadores, nenhum medicamento ou tratamento específico deve ser feito para quem perdeu o olfato por conta da covid-19.

O segredo está em ter paciência e ir lentamente “treinando” os sentidos e o cérebro a reconhecer os odores, em um processo que pode demorar algumas semanas ou até meses para que tudo volte ao normal, como era antes da doença.

O treinamento consiste em tentar identificar pelo menos quatro aromas diferentes, duas vezes ao dia. Embora simples, o tratamento com o treinamento de olfato é mais barato e tem uma comprovação científica mais próxima do ideal do que qualquer outra substância sugerida em casos como esse.

Outra vantagem é o fato de não gerar nenhum efeito colateral ou problema para o paciente.

Estima-se que cerca de 60% dos infectados com covid-19 sintam alterações no olfato durante o período da doença.

Desses, aproximadamente 10% continuam com os sintomas por semanas ou até meses após o desaparecimento do vírus do organismo, o que requer todo um processo de terapia para voltar às funções normais.

A cloroquina do pós-covid

Esteroides, anabolizantes e até corticoides têm sido usados como tratamento para pessoas que perdem o olfato após a infecção por covid-19.

Além de não terem eficácia comprovada, essas substâncias podem trazer uma série de malefícios, que vão desde o aparecimento de pressão alta até alterações de humor, entre outros efeitos colaterais indesejados.

O treinamento de olfato com odores comuns não só não traz esses perigos como também tem mais evidências a seu favor.

Antes da pandemia, a técnica já era usada para tratar perda de olfato por outras doenças e embora demore algum tempo para fazer efeito, tem demonstrado bons resultados.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com