Vacina para Covid-19 em formato de pílula deve entrar em teste

0

As vacinas contra a Covid-19 continuam sendo desenvolvidas por todo o mundo e uma delas tem o diferencial de vir no formato de uma pílula.

A empresa que está desenvolvendo o imunizante, chamado de Oravax, pretende iniciar a primeira fase dos testes clínicos da vacina em junho desse ano. Ingerida como um comprimido, via oral, ela pode ser uma alternativa interessante.

O processo todo de aprovação da vacina pode demorar um ano ou mais, mas por ser administrada via oral, ela tem suas vantagens.

Vacinas em pílulas são mais fáceis de produzir, distribuir e armazenar e, quando submetidas a testes, não possuem nada que as torne menos eficazes do que os imunizantes comuns, aplicados através de injeções.

A Oravax é estudada por um consórcio de empresas de Israel, Estados Unidos e Índia. Em um material emitido recentemente, que fala dos planos de começar os testes em junho, os pesquisadores citam ainda outras vantagens.

Segundo eles, a vacina poderia ser administrada em casa pelas pessoas comuns. Ela poderia ser armazenada em temperatura ambiente, como qualquer remédio em pílula.

Essa não é a primeira tentativa de uma vacina contra Covid-19 administrada através de pílulas. No final de 2020, a Vaxart obteve bons resultados iniciais, mas quando os testes em humanos começaram de fato, foram decepcionantes.

Outros estudos trabalham com a possibilidade de comprimidos mastigáveis, emplastos e um spray nasal, mas tudo ainda está em fase muito inicial.

Não pegar é o ideal

Vacinas que não são aplicadas através de agulhas no tecido muscular ou subcutâneo costumam funcionar mais como doses de reforço das primeiras do que como imunizantes por conta própria.

No entanto, administrar dessa forma menos ortodoxa pode ser crucial no combate à Covid-19.

Isso porque as vacinas comuns são conhecidas por reduzirem drasticamente a chance da doença se desenvolver de forma severa, mas não costumam impedir a infecção.

Com soluções orais ou com o spray nasal, há mais chance de não pegar a infecção, já que o agente atua diretamente nas áreas onde o vírus se infiltra.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com