Crescimento do nível do mar está acelerando assustadoramente

0

Em pelo menos três estudos publicados no ano passado, os cientistas confirmaram que os mares estão aumentando, e a taxa de aumento do nível do mar está crescendo com o passar do tempo – uma notícia assustadora para as comunidades costeiras que estão agora começando a se preparar para um futuro preocupante.

O aumento que era de 2,2 milímetros por ano em 1993 chegou a 3,3 milímetros por ano em 2014, com base nas estimativas das mudanças de massa de uma série de componentes-chave do aumento do nível do mar, como o derretimento das placas de gelo da Gronelândia e da Antártida, segundo o estudo de Mudanças Climáticas publicado pela Nature.

Essa é uma diferença que vem crescendo entre 0,86 e 1,29 polegadas por década – e os pesquisadores sugerem que uma maior aceleração do nível do mar pode estar acontecendo agora mesmo.

A principal causa dessa aceleração foi o derretimento da camada de gelo da Gronelândia, que contribuía com cerca de 5% de todo o aumento do nível do mar em 1993, mas atualmente chega a contribuir com mais de 25% do total em 2014, de acordo com as descobertas apresentadas no estudo.

A perda de gelo da Antártida e de geleiras menores durante o mesmo período de tempo também contribuiu para um aumento mais rápido do nível do mar.

O crescimento da taxa de aumento do nível do mar “destaca a importância e a urgência de mitigar as mudanças climáticas e formular planos de adaptação costeira para controlar os impactos do aumento contínuo do nível do mar”, escreve Xianyao Chen da Ocean University of China e Qingdao National Laboratory of Marine Ciência e Tecnologia e seus colegas de trabalho.

Os co-autores de Chen vieram de instituições da China, Austrália e Estados Unidos. “Nós entendemos por que o nível do mar está se acelerando e estamos entendendo o que os componentes estão contribuindo”, disse Christopher Harig, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade do Arizona.

No início deste ano, um grupo diferente de pesquisadores descobriu que o aumento do nível do mar era de cerca de 1,1 milímetros por ano antes de 1990, enquanto no período entre 1993 e 2012 chegou a 3,1 milímetros por ano. A NASA, no momento, coloca a taxa de aumento do nível do mar em 3,4 milímetros por ano.

Mas enquanto as estimativas individuais diferem, a imagem mais ampla é que os pesquisadores geralmente concordam que a taxa de aumento do nível do mar está crescendo – e que isso terá grandes consequências para as regiões costeiras, que terão menos tempo para se adaptar se a aceleração do aumento do nível do mar continuar.

“Eu acho que chegou ao ponto em que a observação é bastante robusta”, disse Harig.

No último artigo, os pesquisadores reexaminaram o recente registro de satélite para obter uma imagem mais clara da aceleração do aumento do nível do mar e também consideraram cada um dos componentes individuais do aumento do nível do mar, que compõem o chamado “orçamento” do nível do mar.

Eles então descobriram que as diferentes partes do orçamento correspondiam bem com as medidas da mudança do nível do mar tomadas pelos altímetros por satélite, nas últimas duas décadas.

“Conhecemos a mudança total do nível do mar na última linha nas últimas duas décadas, e conhecemos os componentes individuais em uma base de ano a ano”, disse Bob Kopp, especialista do nível do mar da Universidade Rutgers, que não estava envolvido no estudo, mas está familiarizado com o trabalho.

“Nós conhecemos muito bem as duas questões. Os autores mostram que, quando você observa mais atentamente o total de ano-a-ano, é bastante próximo do total de componentes individuais. As somas funcionam, não apenas em média, mas em cada ano. Isso aumenta a confiança no resultado geral”.

Os principais componentes do aumento do nível do mar nesta equação incluem a expansão térmica da água do oceano à medida que se aquece – anteriormente este era o componente dominante, mas, como o estudo observa, não mais – o derretimento da Groenlândia, da Antártica e geleiras menores distribuídas por todo o globo tomou esse lugar.

Quanto mais a Gronelândia e a Antártica contribuem para o aumento do nível do mar, maior pode ser o efeito e a velocidade deste crescimento, uma vez que estas são as duas maiores fontes de gelo terrestre do planeta.

Para as comunidades costeiras, disse Harig, o significado da pesquisa é o de que não há como evitar a realidade de que a aceleração do aumento do nível do mar, que já deveria ocorrer com base em projeções científicas, está acontecendo agora mesmo.

“Não é mais uma projeção, agora é uma observação”, disse ele. “Não é algo que eles possam continuar a adiar para o futuro”.

Sciencealert



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com