Curiosidades deslumbrantes sobre o ouro

0

O ouro é visto como um símbolo de poder e riqueza. Ao longo da história, o uso do raro metal variava de moeda, até ser usado como uma bebida “medicinal”. Mas você conhece as maiores curiosidades sobre ele?

ouro

Conheça as maiores curiosidades sobre o ouro

 

A origem do termo
O termo “gold” (ouro em inglês) tem origem Proto-indo-europeia da palavra ghol, que significa “amarelo”, “verde”, ou possivelmente “brilhante. “
Tem no mundo inteiro
O ouro foi descoberto em todos os continentes do mundo.
Nada de ferrugem
O ouro funde a 1064,43 ° C. Pode conduzir o calor e a eletricidade e nunca oxida.
Contra a artrite
Um estudo médico na França durante o início do século XX sugere que o ouro é um tratamento eficaz para a artrite reumatoide.
Vamos escavar mais
Devido ao seu alto valor, a maior parte do ouro descoberto ao longo da história ainda está em circulação. No entanto, pensa-se que 80% do ouro do mundo ainda está no solo.
Momento História
Setenta e cinco por cento de todo o ouro em circulação foi extraído desde 1910.
Será que ele ficou muito rico?
A maior pepita de ouro encontrada no mundo é o “Welcome Stranger” descoberto por John Deason e Richard Oates na Austrália em 5 de fevereiro de 1869. A pepita é de 10 por 25 polegadas e rendeu mais de 63 quilos de ouro puro. Ele foi encontrado a apenas duas polegadas abaixo da superfície do solo.
Parece impossível, mas é verdade
O ouro é tão flexível que pode ser feito em linha de costura. 28 gramas de ouro pode ser esticado para mais de 80 quilômetros.
Aqueles velhos investimentos
Tradicionalmente, os investidores tentam preservar seus ativos durante tempos econômicos difíceis, investindo em metais preciosos, como ouro e prata. O Conselho Mundial do Ouro publicou um relatório em fevereiro de 2009 que indicou a demanda pelo ouro subiu acentuadamente no último semestre de 2008.
Se irritar, não é ouro puro
O ouro é quimicamente inerte, ou seja, ele é imóvel, paralisado, o que também explica nunca pegar ferrugem e não causar irritação na pele. Se jóias de ouro irritarem a pele, é provável que o ouro foi misturado com algum outro metal.
Quem não queria essa barra?
Um pé cúbico de ouro pesa meia tonelada. A maior barra de ouro do mundo pesa 200 kg.
Decisão difícil
Em 2005, Rick Munarriz questionou se o Google ou ouro era um investimento melhor, quando ambos pareciam ter igual valor no mercado de ações.
Alguns atletas atuais adorariam ter ganhado as medalhas de 1912
As medalhas de ouro olímpicas concedidas em 1912 foram feitas inteiramente a partir de ouro. Atualmente, as medalhas de ouro só devem ser cobertas com seis gramas de ouro.
“Lágrimas do Sol”
Os Incas pensavam que o ouro representava a glória de seu deus-sol e referiam-se ao metal precioso como “lágrimas do Sol”. Como o ouro ainda não era usado para dinheiro, o amor dos Incas pelo ouro era puramente estético e religioso.
Muito raro, mesmo
O ouro é tão raro que o mundo derrama mais aço em uma hora do que derramou ouro desde o início da história registrada.
O primeiro mapa do tesouro
O Papiro de Turim mostra o primeiro mapa de uma mina de ouro na Núbia, um importante produtor de ouro na antiguidade. Na verdade, a palavra egípcia para ouro era “nub”, da Núbia rica em ouro. Enquanto escravos egípcios muitas vezes sofriam terrivelmente em minas de ouro, artesãos egípcios que faziam jóias de ouro para os nobres comemoravam o seu alto status, quase sacerdotal.
Aquelas velhas controvérsias
Embora os Judeus antigos aparentemente tivessem ouro suficiente para criar e dançar em torno de um bezerro de ouro enquanto Moisés estava falando com Deus no Monte Sinai, os estudiosos especulam que nunca ocorreu aos judeus se subornarem para fora do cativeiro porque o ouro ainda não estava associado ao dinheiro.
A Bíblia e suas referências
Há mais de 400 referências ao ouro na Bíblia, incluindo instruções específicas de Deus para cobrir os móveis no tabernáculo com “ouro puro”. O ouro também é mencionado como um dos presentes dos Magos.
Quase acertaram
Os gregos pensavam que o ouro era uma densa combinação de água e luz solar.
O significado dos quilates
O peso do quilate pode ser 10, 12, 14, 18, 22, ou 24. Quanto maior o número, maior a pureza. Para ser chamado de “ouro sólido”, ele deve ter um peso mínimo de 10 quilates. O “ouro puro” deve ter um quilate de 24, (embora ainda haja uma pequena quantidade de cobre nele). O ouro puro é tão macio que pode ser moldado à mão.
A primeira moeda de ouro
Em 560 a.C. Os Lydians introduziram a primeira moeda de ouro, que era na verdade uma mistura de ouro e prata chamado electrum. Quando os Lídios foram capturados pelos persas em 546 a.C. O uso de moedas de ouro começou a se espalhar.
O “dinheiro” e a “hortelã”
Quando os gansos gritavam aos Romanos que os Gauleses estavam prestes a atacar o templo onde os Romanos guardavam seu tesouro, os cidadãos Romanos agradecidos construíram um santuário para Moneta, a deusa do aviso. A ligação entre o tesouro resgatado e Moneta levou muitos séculos mais tarde às palavras em inglês “money” e “mint” (respectivamente “dinheiro” e “hortelã”).
A inflação sempre existiu
Entre 307 e 324 d.C. O valor de uma libra de ouro em Roma subiu de 100.000 denários (uma moeda romana) para 300.000 denários. Em meados do século IV, uma libra de ouro valia 2,120 milhões de denários – um exemplo primitivo de inflação descontrolada, que foi parcialmente responsável pelo colapso do Império Romano.
Momento tabela periódica
O símbolo químico do ouro é o Au, da palavra latina aurum que significa “amanhecer brilhante” e de Aurora, a deusa romana da aurora. Em 50 a.C. Os romanos começaram a emitir moedas de ouro chamadas de Aureus.
Bebida um tanto cara
Durante o século XIV, beber ouro derretido e esmeraldas esmagadas foram usados como um tratamento contra a Peste Negra (ou Peste Bubônica).
Os primeiros metais
O ouro e o cobre foram os primeiros metais a serem descobertos pelos seres humanos em torno de 5000 a.C. E são os únicos dois metais não brancos.
Eles possuem a maior reserva
A maior reserva de ouro do mundo pode ser encontrada subterraneamente dentro do cofre do Federal Reserve Bank of New York e detém 25% da reserva mundial de ouro (540.000 barras de ouro). Embora contenha mais ouro do que Fort Knox, a maior parte pertence a governos estrangeiros.
Quilates e mais quilates
A pureza do ouro é medida em quilates. O termo “quilate” vem de “sementes de alfarroba”, que era padrão para pesar pequenas quantidades no Oriente Médio. Os quilates foram fruto da alfarrobeira leguminosa, cada uma das quais pesa 1/5 de grama (200 mg).
  13 Pessoas Diferentes Totalmente Únicas

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com