35 incríveis curiosidades sobre os canhotos

10

Canhoto ou esquerdino é a pessoa que utiliza mais os membros esquerdos do que os membros direitos do corpo. A característica de ser canhoto é uma condição genética, que codifica uma proteína neuronal transmembranar rica em leucina. Existe muito mais sobre os canhotos do que saber que 10% da população mundial é composta de esquerdinos. Veja 35 incríveis curiosidades sobre os canhotos.

curiosidades sobre os canhotos

Confira as incríveis 35 curiosidades sobre os canhotos

 

Mulheres destras
As mulheres tendem a ser mais destras do que os homens em cerca de 4 pontos percentuais.
O percentual
Entre 10 a 12% das pessoas na Terra são canhotas.
Estudando os canhotos
Alguns estudiosos observam que os canhotos podem ser uma das últimas minorias desorganizadas na sociedade porque não têm poder coletivo e nenhum senso comum de identidade. Além disso, os canhotos são frequentemente discriminados por instituições sociais, educacionais e religiosas. Os costumes sociais e até mesmo a linguagem definem o esquerdino como “diferente” e até mesmo “ruim”.
Ao longo da história
Em várias ocasiões da história, ser canhoto foi visto como muitas coisas: um hábito desagradável, uma marca do diabo, um sinal de neurose, rebelião, criminalidade e homossexualidade. Também foi visto como um traço que indica a criatividade e habilidades musicais.
Morrendo antes
Muitas fontes alegam que os canhotos podem morrer até nove anos antes do que os destros.
No inglês
A palavra “left” (esquerdo em português) deixada no inglês vem da palavra anglo-saxônica lyft, que significa fraco ou quebrado.
Comum em gêmeos
Ser canhoto é duas vezes mais comum em gêmeos do que na população em geral.
Alguns famosos intelectuais
Os famosos intelectuais canhotos incluem Albert Einstein, Isaac Newton, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
Idade das mães
Mães que têm mais de 40 anos no momento do nascimento da criança são 128% mais propensas a terem um bebê canhoto do que uma mulher que tem seu filho na casa dos 20.
Em outras línguas
O alemão para “canhoto” é linkisch, que significa estranho, desajeitado e desastrado. Em italiano, a palavra é mancino, que é derivado de “torto” ou “aleijado” e também é usado para significar enganoso ou desonesto. Em russo, ser chamado de “canhoto” (levja) é um termo de insulto.
No latim
Em latim, a palavra para esquerda é sinister, relacionada ao substantivo sinistrum. Ambisinister significa “desajeitado em ambos os lados.”
Considerando um canhoto
Entre os esquimós, cada canhoto é visto como um feiticeiro em potencial. Em Marrocos, eles são considerados um s’ga, palavra que significa um diabo ou uma pessoa amaldiçoada.
Livro dos judeus
No Talmude (livro sagrado para os judeus), o Chief of Satans ou Príncipe dos Demônios é chamado de Samael, que está associado com a palavra hebraica para o lado esquerdo, se’mol. O anjo Miguel está sentado ao lado direito de Deus, enquanto Samael está do lado esquerdo. Essa atribuição do mal à esquerda e do bem à direita aparece em várias formas em todo o mundo.
Ligação com o canhotismo
Uma pesquisa mostrou uma ligação entre o trauma durante a gestação ou durante o nascimento com uma possibilidade aumentada de ser canhoto.
Habilidades mágicas
Os Incas achavam que os canhotos eram capazes de curar e que possuíam habilidades mágicas. A tribo norte-americana Zuni acreditava que ser canhoto significava ter boa sorte.
O primeiro presidente canhoto, talvez
Acredita-se que Herbert Hoover (31º presidente) foi o primeiro presidente norte-americano canhoto, embora James Garfield (20º presidente) poderia escrever o grego com a mão esquerda e o latim com a direita.
Diabo canhoto
Muitas representações artísticas do Diabo mostram que ele é canhoto.
Mão esquerda e feiticaria
Em textos de bruxaria na Europa medieval, a mão esquerda que foi usada para prejudicar ou amaldiçoar outra pessoa. Para uma maldição funcionar, as bruxas foram instruídas a tocarem silenciosamente o receptor com a mão esquerda, o que transmitiria a maldição. Além disso, o Diabo supostamente dá uma bênção com a mão esquerda, em oposição à bênção destra da igreja cristã. Ele também batizaria ou ungiria com a mão esquerda.
Tortura na Inquisição Espanhola
Durante a Inquisição Espanhola, os canhotos eram mais suscetíveis de serem torturados.
Alguns vilões canhotos
Albert DeSalvo (Estrangulador de Boston), Jack o Estripador e Osama Bin Laden eram canhotos.
Mão direita completamente
Tanto as tradições judaicas quanto cristãs são fortemente destras em sua natureza e práticas. Para os católicos, anglicanos, episcopais e outras denominações, o sacerdote deve apresentar a hóstia de comunhão com a mão direita, e o comunicante a aceita com a mão direita. Todas as bênçãos devem ser feitas com a mão direita, e um sacerdote simboliza a “forte mão direita de Deus”.
Os 100 defeitos
O filósofo judeu medieval Maimônides (1135-1204 d.C.) listou 100 defeitos que um sacerdote judeu não poderia ter, e ser canhoto era um deles.
Pessoa sem sorte na Escócia
Na Escócia há um ditado que descreve uma pessoa sem sorte: “Ele deve ter sido batizado por um sacerdote canhoto.”
Menções na Bíblia
A mão direita é mencionada positivamente 100 vezes na Bíblia, enquanto a mão esquerda é mencionada apenas 25 vezes, todas negativamente.
Nada de mão esquerda
Em muitos países islâmicos, as pessoas são proibidas de comer com a mão esquerda, que é considerada “imunda” porque é usada para limpar o corpo após a defecação.
Alto QI
Testes realizados pela St. Lawrence University, em Nova York, descobriram que havia mais pessoas canhotas com QI acima de 140 (a inteligência normal é de 90 até 109) que pessoas destras.
Coceira nas mãos
De acordo com a tradição, uma coceira na mão esquerda indica que você vai perder dinheiro. Uma coceira na mão direita indica que você receberá dinheiro.
Alguns talentos
Estudos sugeriram que os canhotos são mais talentosos em percepção espacial, matemática e arquitetura. Destros tendem a ser mais talentosos verbalmente.
O fator do canhotismo
O gene LRRTM1 é um fator que contribui fortemente para o canhotismo. Os cientistas descobriram o gene durante um estudo feito em crianças com dislexia e acreditam que ele é herdado do pai.
Canhotos autistas
Estudos mostram que aqueles que têm autismo são mais propensos a serem canhotos.
Dia Mundial do Canhoto
O dia 13 de agosto é o “Dia da Mundia do Canhoto”. Iniciado em 1996, este evento anual celebra as pessoas canhotas e desperta a consciência das dificuldades e frustrações que os esquerdinos experimentam todos os dias em um mundo projetado para destros.
Sempre à direita
Muitas pessoas que são canhotas desenham figuras que estão voltadas para a direita.
Alguns probleminhas
Canhotos são mais propensos a serem disléxicos e gaguejarem.
Na missão Apollo
Um em cada quatro astronautas do Programa Apollo era canhoto.
Mais rápidos nas atividades
As conexões entre os lados direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas nas pessoas canhotas, o que sugere que os canhotos são mais eficientes em multitarefas.

 

FONTE

 

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com