32 interessantes curiosidades sobre os gatos

0

Os gatos são os felinos mais fofos e dóceis que existem, sendo um dos animais de estimação mais populares do mundo. Desde muitos anos, os gatos são amigos dos homens, assim como os cachorros. Registros apontam que, antes da Idade Média, esses felinos já faziam parte da companhia doméstica humana. Confira algumas das mais legais curiosidades sobre os gatos.

curiosidades sobre os gatos

Confira 32 interessantes curiosidades sobre os gatos

 

Sempre com a cabeça firme
Quando um gato persegue sua presa, ele mantém o nível da sua cabeça igual. Cães e seres humanos balançam a cabeça para cima e para baixo.
Já viu um tricobezoar?
O termo técnico para a bola de pelo de um gato é “tricobezoar”.
A sinfonia dos gatos
Os gatos fazem aproximadamente 100 sons diferentes. Os cães fazem apenas cerca de 10.
Culinária bastante curiosa
Todos os anos, quase quatro milhões de gatos são comidos na Ásia.
Felinos e mais felinos
Existem mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo, com aproximadamente 40 raças reconhecidas.
Um casaco nada legal
Aproximadamente 24 peles de gato podem fazer um casaco.
Não foram os antigos egípcios
Embora seja comumente pensado que os antigos egípcios foram os primeiros a domesticar gatos, o mais antigo gato de estimação foi recentemente encontrado em um túmulo de 9.500 anos de idade na ilha mediterrânica de Chipre. Esta sepultura precede a arte egípcia adiantada que descreve os gatos por 4.000 anos ou mais.
Um problema leva ao outro
Durante a época da Inquisição espanhola, o Papa Inocêncio VIII condenou os gatos como maus, e milhares de gatos foram queimados. Infelizmente, a matança generalizada de gatos levou a uma explosão da população de ratos, o que intensificou os efeitos da Peste Negra.
Gatos e bruxaria
Durante a Idade Média, os gatos foram associados com a bruxaria, e no St. John’s Day  (festa de São João), os povos em toda a Europa enchiam os sacos com gatos e os jogavam na fogueira. As pessoas comemoravam os dias santos jogando os gatos das torres das igrejas.
O grupo de palavras
O grupo de palavras associado com cat (gato em inglês), catt, cath, chat, katze, provém do latim catus, significando gato doméstico, em oposição a feles, ou gato selvagem.
Lá, não são os cachorros
Os gatos são os animais de estimação mais populares da América do Norte: existem 73 milhões de gatos em comparação com 63 milhões de cães. Mais de 30% das famílias na América do Norte possuem um gato.
Como reza a lenda…
De acordo com a lenda hebraica, Noé orou a Deus para ajudar a proteger todos os alimentos que ele armazenou na arca de ser comido por ratos. Em resposta, Deus fez o leão espirrar, e apareceu um gato.
Audição até razoável
A audição de um gato é melhor do que a de um cão. E um gato pode ouvir sons de alta frequência até duas oitavas acima de um ser humano.
Não confunda apenas com carinho
Um gato esfrega contra as pessoas não só para ser afetuoso, mas também para marcar o seu território com glândulas perfumadas em torno de seu rosto. A área da cauda e as patas também carregam o perfume do gato.
O misterioso ronrono
Os pesquisadores não sabem exatamente como um gato ronrona. A maioria dos veterinários acredita que um gato ronrona vibrando pregas vocais profundas na garganta. Para fazer isso, um músculo na laringe abre e fecha a passagem de ar cerca de 25 vezes por segundo.
Tradição com a morte dos gatos
Quando o gato de uma família morria no Egito Antigo, os membros da família choravam raspando suas sobrancelhas. Eles também realizavam funerais elaborados durante os quais bebiam vinho e batiam nos seus peitos. O gato era embalsamado com uma máscara de madeira esculpida e a pequena múmia era colocada no túmulo da família ou em um cemitério de animais de estimação, junto com com pequenas múmias de ratos.
Cemitério de gatos
Em 1888, mais de 300.000 gatos mumificados foram encontrados em um cemitério egípcio. Eles foram desenrolados de seus envoltórios e transportados para serem usados por fazendeiros na Inglaterra e nos EUA como fertilizantes.
Ninhada de gatinhos
A maioria dos gatos dá à luz uma ninhada entre um e nove gatinhos. A maior ninhada já produzida foi de 19 gatinhos, dos quais 15 sobreviveram.
Contrabando de felinos
Contrabandear um gato no Egito Antigo era punível com a morte. Os comerciantes fenícios eventualmente conseguiram contrabandear os felinos, que os vendiam a pessoas ricas em Atenas e outras cidades importantes.
O “primeiro gato”
O antepassado mais antigo do gato moderno viveu há aproximadamente 30 milhões de anos. Os cientistas o chamaram de Proailurus, que significa “primeiro gato” em grego.
O gigante Tigre Siberiano
O maior gato selvagem existente hoje é o Tigre Siberiano. Ele pode medir mais de 3,6 metros de comprimento (aproximadamente o tamanho de um carro pequeno) e pesar até 317 kg.
Somos parecidos
O cérebro de um gato é biologicamente mais parecido com o cérebro humano do que com o de um cão. Tanto os seres humanos quanto os gatos têm regiões idênticas em seus cérebros que são responsáveis pelas emoções.
Adoração à Bastet
Muitos egípcios adoravam a deusa Bastet, que tinha um corpo de mulher e uma cabeça de gato.
Os famosos Pedigrees
Os gatos Pedigree mais populares são o Gato Persa, seguido pelo Maine Coon e depois o Gato Siamês.
Do menor ao maior
O menor gato Pedigree é o Singapura, que pode pesar apenas 1,8 kg, ou cerca de cinco grandes latas de comida para gatos. Já o maior gato Pedigree é o Maine Coon, que pode pesar cerca de 11,3 kg, ou quase duas vezes o peso de um gato de médio porte.
Super salto
Um gato pode saltar até cinco vezes a sua própria altura em um único pulo.
Barato demais
O primeiro animal de estimação comercialmente clonado foi um gato chamado “Little Nicky”. Ele custou a seu dono US$50.000, fazendo dele um dos gatos mais caros de todos os tempos.
Sete vidas felinas
Gatos têm “sete vidas” graças a uma coluna vertebral flexível, poderosas pernas e músculos nas costas.
Aqueles bigodes longos
Um gato geralmente tem cerca de 12 bigodes em cada lado de sua face.
Nada dispostos
Em média, os gatos passam 2/3 de cada dia dormindo. Isso significa que um gato de nove anos de idade tem estado acordado por apenas três anos de sua vida.
Traseira bastante flexível
A parte traseira de um gato é extremamente flexível porque tem até 53 vértebras frouxamente apropriadas. Os seres humanos só têm 34.
Você tem Ailurofilia?
A qualidade que quem tem paixão ou amor demais por gatos ou felinos é chamada de Ailurofilia (do grego: gato+amante).
Veja também:   Muco de enguia pode ser biomaterial importante no futuro; entenda

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com