Com problema de respiração, homem descobre dente crescendo dentro do nariz

0

Um homem de 38 anos levou um susto enorme ao descobrir o que estava dificultando sua respiração pelo nariz por um bom tempo: um dente.

Sentindo uma das narinas entupida o tempo todo, ele procurou ajuda médica para entender o motivo da obstrução e descobriu que um dente estava nascendo dentro da passagem de ar, o que provocava o congestionamento.

Inicialmente, o homem foi diagnosticado com desvio de septo, uma condição comum e que traz problemas de respiração normalmente.

No entanto, seu desvio seria grande demais, indicando que ele poderia ter sofrido algum trauma, o que ele negou. Novos exames mostraram que havia algo a mais nas narinas do paciente.

Através de uma rinoscopia, uma câmera em um cateter mostrou o dente nascendo na parede da passagem de ar. A condição, chamada de dente ectópico, não era desconhecida da medicina, mas é considerada extremamente rara, pelo menos na intensidade apresentada neste paciente.

Foi feita então uma cirurgia por um otorrinolaringologista, que conseguiu extrair o dente, de 14 milímetros, e fechar a abertura que sua aparição causou na passagem de ar do paciente.

Ele se recuperou do procedimento cirúrgico por cerca de 3 meses e não se queixou mais do sintoma de nariz entupido, que o levou a procurar ajuda médica em um primeiro momento.

Dente fora do lugar

Qualquer elemento fora de seu lugar natural no corpo humano é chamado de ectópico, como no caso do dente deste paciente.

Dentes, em especial, estão entre os casos mais comuns, embora não costumem representar um problema tão complexo quanto o experimentado por esse homem de 38 anos.

É comum que alguns dentes acabem ficando presos dentro do osso do crânio ou da mandíbula, e caso mudem de direção, podem acabar crescendo fora do lugar onde deveriam estar.

No caso deste paciente, se tratava de um canino que não vingou, e chegou a lhe perfurar a cavidade nasal.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com