Depressão é uma doença física que pode ser tratada com anti-inflamatórios, sugerem cientistas

0

Um estudo recente levou os cientistas a passarem a acreditar que a depressão pode ser tratada com o uso de remédios anti-inflamatórios. Isso porque eles acreditam terem descoberto que a depressão é um distúrbio físico ligado a um sistema imunológico deficiente.

Os tratamentos atuais para a doença, com o uso dos chamados antidepressivos, consistem basicamente em restaurar os compostos químicos do cérebro que ligam-se ao humor, como a serotonina, por exemplo. Os especialistas acreditam, agora, que um sistema imunológico hiperativo engatilha uma inflamação por todo o corpo, o que leva à sentimentos de tristeza, cansaço e falta de esperança.

Estudos recentes apresentaram os inesperados resultados de que o tratamento de inflamações parece aliviar os sintomas da depressão.

“É bem claro que inflamação pode causar depressão. Em relação ao humor, acima de qualquer dúvida, existe uma forte associação entre inflamação e sintomas depressivos. Se dermos uma vacina às pessoas, elas se tornarão deprimidas. Clínicas de vacinação sempre souberam disso, mas nunca souberam explicar. A questão é: a inflamação aciona a depressão ou vice-versa ou é apenas uma coincidência?”, disse o professor Ed Bullmore, líder do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Os cientistas de Cambridge se preparam para começar, no ano que vem, alguns testes que poderão comprovar se os anti-inflamatórios podem curar a depressão.

“Existem evidências que sugerem que poderia funcionar”, adicionou o professor Bullmore.

  Físicos conseguem criar “massa negativa” em experimento



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com