Desvende os mistérios da areia movediça

0

Muitas são os mitos em torno da areia movediça, que também é chamada de areia gulosa. Quem nunca ouviu falar que alguém já morreu engolido por essa areia?

Mas, será que isso é realmente verdade ou são somente lendas? Hoje, iremos desvendar esse ministério.

desvende-misterios-areia-movedica

O que é a areia movediça?

A areia movediça é um fenômeno natural bastante comum em ambientes que possuem solos arenosos e água. Por isso, ela mais comumente encontrada em manguezais, pântanos, margens de rios, praia, lagoas e etc.

Estas superfícies possuem muita água em suas camadas mais profundas, nos lençóis freáticos. Ao entrar em contato com a água, o atrito entre os grãos de areia é reduzindo, fazendo com que a areia fique “fofa” e se mova com facilidade.

areia-movedica

Existe risco de morte na areia movediça?

Em geral, os locais com areia movediça não ultrapassam um metro de profundidade. Entretanto, como o corpo humano possui densidade menor que a areia, certamente não irá afundar completamente.

Ainda sim existe risco de morte se o indivíduo ficar preso nessa areia em uma zona costeira, onde há o perigo da maré subir, ou até mesmo em uma região desértica, onde este poderia vir a morrer por desidratação.

Os animais quadrupedes são os que mais correm risco de ficar presos na areia movediça e não conseguirem sair. Isso porque, eles “atolam” as quatro patas e ficam presos.

Se ninguém os encontrar, eles podem ficar presos dias e morrer de sede, fome ou afogados em decorrência do aumento do nível das marés.

Veja também:   Conheça o homem se alimenta exclusivamente de carne crua; saiba o motivo

cavalo-atolado-areia-movedica

Como sair da areia movediça

Se um dia você se ver preso na areia movediça, a melhor opção é flutuar inclinando o corpo para trás. Isto é, abra os braços e deite para aumentar a superfície de contato com a areia.

Por ter densidade menor, o corpo tende a subir naturalmente. Se entrar em pânico e começar a se debater para sair, o corpo irá afundar mais depressa.

como-sair-areia-movedica

A areia movediça seca dos desertos

Acredita-se que este tipo de areia movediça seca, presente nos desertos, seja formado a partir das tempestades de areia.

Por muito tempo, pesou-se que esse tipo de fenômeno era uma lenda dos desertos. Mas, foi reproduzido com sucesso em laboratórios por pesquisadores holandeses.

Esses pesquisadores chegaram a conclusão de que na areia seca, o atrito dos grãos de areia diminuem com a presença de ar, ao invés de água.

No Wadi Araba Desert, na Jordânia, há placas indicando a presença de areai movediça.

perigo-areia-movedica

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com