Dia da Mata Atlântica: saiba quais frutos correm risco de extinção

0

Em 27 de maio é celebrado o Dia da Mata Atlântica, uma das maiores áreas de biodiversidade do planeta Terra e também uma das mais ameaçadas por desmatamento e exploração desenfreada.

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta do Brasil, no entanto, hoje restam somente 7% de sua cobertura original que, originalmente, ocupada 1,3 milhão de quilômetros quadrados distribuídos em 17 estados.

Dentro do restante de mata que ainda restou, algumas frutas de alta produtividade podem correr o risco de entrar em extinção junto a flora da região.

“A gente acaba comendo banana, maçã, manga, laranja e conhece pouco sobre as nossas frutas. Valorizamos mais o que vem de fora em vez dos frutos da nossa terra. Acho que tem um pouco a ver com a colonização da nossa alimentação também”, explica a coordenadora de programas da Associação Slow Food Brasil, Ligia Meneghello.

A coordenadora ainda explica que a padronização alimentar faz com que as pessoas não saibam como consumir outros produtos, já que as frutas nativas possuem curto período de viabilidade germinativa.

São de alta produtividade, mas possuem rápida degradação. Apesar disso, podem ser consumidas congeladas e para polpas.”

Quais são alguns dos frutos sob ameaça de extinção?



  • ARAÇÁ: A fruta pode ser encontrada nas cores vermelhas, verdes, amarelas e roxas. É rica em vitamina C e mistura acidez e doçura. É comum o uso de sua madeira e casca.
  • CAMBUCI: O fruto esverdeado possui sabor ácido, é rico em vitamina C e possui uma excelente fonte de antioxidantes. Pode ser usado em cachaças, geleias, licores, vinagres ou compotas. Também serve de alimento para aves, roedores e macacos.
  • CEREJA DO RIO GRANDE: A fruta é mais oval do que uma cereja normal, possui flores brancas e são bastante usadas na indústria de perfumes e cosméticos. Tem sabor doce e cores que variam do vermelho intenso ao roxo. Podem ser ingeridas in natura, no preparo de caldas, doces ou licores.
  • JUÇARA: O fruto de cor roxa vem das mesmas árvores da extração ilegal do palmito e são facilmente confundidas com o fruto do açaí. Pode ser usado em vitaminas, batidas ou como geleias.
  • UVAIA: A fruta de tons alaranjados é ácida e parente da jubaticaba e da pitanga, além de ser polinizada por abelhas.  Por ser um fruto suculento, pode ser usado em sucos, sorvetes, geleias, doces, vinagres, vinhos ou kombuchas.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com