Disney cria jaqueta de realidade virtual que pode abraçar ou dar socos

0

A Disney acaba de levar o conceito de realidade virtual a um outro nível. Foi desenvolvida uma jaqueta que pode simular diversas interações para o usuário, como socos ou abraços. É possível até mesmo se sentir esmagado por uma cobra apenas usando o equipamento.

A jaqueta está sendo desenvolvida em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade Carnegie Mellon, ambos nos Estados Unidos. Ela consiste em uma jaqueta comum que teve o forro retirado e substituído por 26 bolsas de ar que enchem e esvaziam de acordo com comandos de um computador.

Os desenvolvedores do projeto explicaram em um artigo o objetivo do dispositivo. “A motivação principal dessa pesquisa é melhorar o valor de entretenimento das experiências baseadas em realidade virtual em filmes e jogos através de aplicação de força no corpo”, escreveram os cientistas.

O equipamento está sendo desenvolvido para ser usado em conjunto com os óculos de realidade virtual. Para os testes, foram criados três cenários que demonstram o potencial da experiência. O primeiro envolve uma guerra de bolas de neve, onde o usuário do sistema pode sentir o impacto das bolas em seu corpo.

O segundo mostra uma cobra subindo pelo corpo do usuário e apertando seu corpo. O terceiro faz com que a pessoa veja seu corpo “inchando” como se estivesse ganhando músculos enquanto as câmaras de ar da jaqueta reproduzem o efeito fisicamente.

Tentando emplacar

A tecnologia de realidade virtual é considerada um fracasso de mercado, ao menos por enquanto. As vendas de dispositivos como óculos e outros tiveram uma explosão de vendas quando foram lançados, mas isso não se manteve.

Veja também:   Aliens, profecias e mais: 10 teorias loucas sobre a Nova Ordem Mundial

Entre os motivos para o fracasso mostrados em pesquisas de mercado estão o estranhamento das pessoas em relação à tecnologia e a dificuldade em promover esses produtos, já que comerciais e marketing comum não oferecem uma boa ideia do que se trata a realidade virtual.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com