Quem são Donald Trump e Joe Biden, candidatos à presidência dos EUA em 2020

0

Nesta terça-feira (3), ocorre a eleição presidencial americana, que deve ser uma das mais disputadas nos últimos anos.  Desta vez, concorrem ao cargo o republicano e candidato a reeleição Donald Trump e o democrata Joe Biden.

Os dois candidatos que disputam o cargo mais poderoso e importante do mundo tiveram jornadas bem diferentes ao longa da vida. Um se tornou um empresário bilionário e bem sucedido, enquanto que o outro teve uma carreira política de renome, mas teve de conviver com uma tragédia familiar.

Caso queira saber melhor quem são Donald Trump e Joe Biden, confira uma pequena biografia a respeito dos dois candidatos.

Quem é Donald Trump

donald trump

Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946 em Nova York e é filho de Frederick Trump, um empresário do ramo imobiliário, e Mary MacLeod, que era um socialite e filantropa.

O atual presidente americano é o quarto de cinco irmãos. Seu irmão mais novo, Robert, morreu em agosto deste ano.

Quando tinha 13 anos, Donald Trump foi enviado para um colégio militar, já que seus pais queriam discipliná-lo. Lá, se tornou um aluno com boas notas e socialmente conhecido.

Trump chegou a iniciar a faculdade na Universidade de Fordham, mas se transferiu para a Universidade da Pensilvânia, onde concluiu o curso de economia em 1968. Durante as férias de verão, costumava trabalhar para a empresa do pai.

Donald Trump foi casado por três vezes: sua primeira esposa foi Ivana Trump. Eles se casaram em 1977 e tiveram três filhos: Donald Trump Jr., Ivanka e Eric. Eles se divorciaram em 1992.

O segundo casamento do atual presidente americano foi com Marla Maples. Os dois se casaram em 1993 e tiveram uma filha juntos: Tiffany. 

O matrimônio não durou muito tempo: eles se divorciaram em 1997, mas o processo só foi concluído em 1999.

E sua terceira e atual esposa é Melania Trump, uma modelo que nasceu na Eslovênia. Deste casamento, nasceu o filho mais novo de Donald, Barron, nascido em 2006.

Assim como o pai, Donald Trump se tornou um bem sucedido empresário do ramo imobiliário. Ele se tornou dono de edifícios famosos ao redor dos Estados Unidos, como a Trump Tower, que fica em Nova York, além de ser proprietário de alguns casinos e campos de golfe ao redor do país.

Trump também foi o apresentador do reality show O Aprendiz, o que o fez ficar ainda mais conhecido nos Estados Unidos. Em 1987, lançou o livro Trump: A Arte da Negociação.

De acordo com o levantamento mais recente da revista Forbes, Donald Trump possui uma fortuna estimada em US$ 2.1 bilhões.

Politicamente, Donald Trump já mudou de partido algumas vezes. Em 1987, se filiou ao Partido Republicano, mas se desligou em 1989. Em 2000, concorreu pela primeira vez ao cargo de presidente dos EUA, mas pelo pouco conhecido Partido Reformista.

Em 2001, Donald Trump se filiou ao Partido Democrata. No entanto, em 2009, retornou ao Partido Republicano.

Como sabemos, Donald Trump foi escolhido como candidato do Partido Republicano para a eleição presidencial de 2016, ocasião em que disputou o cargo com a democrata Hillary Clinton. Seu lema de campanha era “Make America Great Again”, ou “Faça a América Grande de Novo.”

Apesar de ter perdido no voto popular, graças ao inusitado e curioso sistema de votação dos EUA, Trump venceu o pleito, contrariando pesquisas e projeções feitas na mídia.

Em 20 de janeiro de 2017, Donald Trump se tornou oficialmente o 45º presidente dos Estados Unidos. Seu vice-presidente é Mike Pence.

Quem é Joe Biden

Joe Biden

Joseph Robinette Biden Jr. nasceu em 20 de novembro de 1942, na cidade de Scranton, na Pensilvânia, e é filho de Joseph Biden Sr., um vendedor de carros usados, e Catherine Biden.

Como a cidade natal de Joe Biden entrou em recessão nos anos 1950 e seus pais começaram a enfrentar dificuldades financeiras, a família optou por se mudar para o estado do Delaware, onde fixou raízes.

Biden estudou na Universidade de Delaware e se graduou em história e ciência política. No local, também jogou futebol americano. Depois, se formou em direito pela Universidade de Syracuse em 1968.

Nas duas universidade, Biden ficou conhecido por não ter sido um aluno de grande destaque e costumava ser um dos últimos no quesito notas.

Joe Biden iniciou a carreira política em 1970, quando foi eleito vereador de um dos condados que fazem parte de Delaware. Mas a grande surpresa de sua vida veio dois anos mais tarde, quando surpreendentemente conseguiu ser eleito senador pelo estado.

No entanto, no mesmo ano em que foi eleito senador, Joe Biden viveu uma tragédia familiar. Ele era casado com Neilia Hunter desde 1966 e o casal já tinha três filhos: Joseph Biden III (também conhecido como Beau), Hunter e Naomi.

Uma semana antes do Natal de 1972, a família fazia compras para a data quando todos se envolveram em um grave acidente de carro. Neilia e Naomi (também chamada de Amy) morreram, enquanto que Joseph e Hunter ficaram feridos.

Joe Biden já admitiu que após o acidente, chegou a pensar em cometer suicídio.

Biden conseguiu superar o trauma do acidente e no ano seguinte, iniciou seu mandato como senador por Delaware. Para estar próximo dos filhos, viajava todos os dias de trem de Washington para sua casa, o que levava em torno de 90 minutos.

Com a ajuda do irmão, Joe Biden conheceu, em 1975, a professora Jill Jacobs. Dois anos mais tarde, se casaram e tiveram uma filha, Ashley Blazer. Os dois continuam casados até hoje.

Joe Biden se tornou um dos senadores mais bem sucedidos dos Estados Unidos e ficou no cargo por 36 anos. Em 1987, chegou a se candidatar para a presidência, mas desistiu no meio da campanha.

Biden só deixou o cargo de senador em 2009 após ter sido escolhido para ser o vice-presidente na chapa de Barack Obama, que venceu a eleição presidencial de 2008 e foi reeleito em 2012. 

Em 2015, pouco antes de deixar o cargo de vice-presidente, sofreu outra perda importante: seu filho mais velho, Beau, morreu após perder a batalha contra um câncer no cérebro. 

Em abril de 2019, Joe Biden anunciou que disputaria a eleição deste ano. Sua vice-presidente é a também ex-senadora Kamala Harris.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com