Emoji sorridente em assuntos de trabalho prejudica sua imagem entre os colegas, revela pesquisa

0

A função oficial dos emojis é ajudar a deixar a comunicação digital entre as pessoas um pouco mais informal e representar as reações dos seus interlocutores. Mas uma recente pesquisa mostrou que, em ambientes de trabalho, os efeitos do uso das figurinhas pode acabar sendo exatamente o contrário.

Pesquisadores da University of Amsterdam, da University of Haifa e da Ben-Gurion University realizaram um experimento com 549 pessoas de 29 países diferentes. Aos participantes foi solicitado que analisassem e-mails relacionados a assuntos corporativos, enviados por completos desconhecidos.

Foi pedido que se analisasse a competência da pessoa que escreveu o e-mail, assim como se o responsável pelo texto seria ou não uma pessoa amistosa. Algumas das mensagens vinham compostas com emojis sorridentes em seu corpo, enquanto outras traziam apenas o texto corrido sem nenhuma espécie de complemento.

O resultado foi curioso! Os pesquisadores descobriram que o uso do emoji causa uma percepção negativa sobre a pessoa que enviou a mensagem. Diferentemente de um sorriso real, o efeito do uso do emoji em situação corporativa traz uma ideia contrária a da esperada.

“Nossas pesquisas evidenciaram que, ao contrário dos sorrisos reais, o emoji sorridente não aumenta a percepção de quão calorosa é a pessoa e até diminui a percepção de competência. O estudo também descobriu que quando as pessoas são solicitadas a responder mensagens de maneira formal, elas trazem mais detalhes e conteúdo relacionado à informação quando um emoji não é incluído”, comentou a doutora Ella Glikson, uma das responsáveis pelo estudo.

  É possível hackear robôs de sexo para matar, alerta cientista



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com