Entenda por que a Catedral de Notre Dame em Paris é tão importante

0

O incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, é um desastre lamentado por todo o mundo, mas o que torna a igreja localizada no coração da capital francesa tão especial? Não só o prédio da Catedral é histórico, mas ela também abriga uma série de itens importantes não só da Igreja Católica ou da França, mas para toda a humanidade. Felizmente, alguns deles foram salvos.

Claro que a maior parte dos objetos importantes que ficavam guardados dentro de Notre-Dame tem relação com a cristandade. Entre esses tesouros estão uma coroa de espinhos que teria sido usada por Jesus Cristo antes de sua crucificação, além de fragmentos de madeira e um prego que teriam feito parte da cruz. Há ainda toda a arte sacra presente na igreja, como os grandes vitrais de rosácea, considerados algumas das obras mais importantes do cristianismo na Europa.

A maioria desses itens conseguiu sobreviver ao incêndio, mas é a estrutura da Catedral de Notre-Dame que preocupa. O prédio, construído originalmente no século XIII, recebeu diversas melhorias e reformulas ao longo dos séculos, com as mudanças mais recentes tendo sido feitas no século XIX. Entre os destaques estão os portões esculpidos e as famosas gárgulas do telhado, que ganharam destaque até mesmo na ficção, como na animação O Corcunda de Notre-Dame, da Disney.

A história da França

A Catedral de Notre-Dame fica localizada na Île-de-France, a ilha no centro de Paris da qual a metrópole se originou. Ela foi palco de eventos de extrema importância na história francesa, incluindo a beatificação de Joana D’Arc, a coroação do imperador Napoleão Bonaparte e muitos outros. Abrigava ainda pinturas e esculturas de importância inestimável, muitos destruídos no incêndio.

Veja também:   Quebrando a barreira do som: como funciona um avião supersônico?

O governo francês prometeu reconstruir o teto que desabou e reparar tudo o que foi possível. Campanhas de doação no mundo todo estão em andamento e dinheiro para as obras de reconstrução não deve ser problema. No entanto, as perdas históricas são irreparáveis.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com