Entenda por que levamos choque ao encostar em algumas pessoas

0

Quem nunca se surpreendeu ao levar um choque quando encostou, mesmo que levemente, em outra pessoa? Isso acontece por causa da chamada eletricidade estática e pode ser bem desagradável, com direito a som e até mesmo faíscas no momento do contato.

Veja também:   No Ceará, jovem morre eletrocutado ao atender celular que estava carregando

A eletricidade estática é aquela energia armazenada no corpo que também é responsável por arrepiar os cabelos e pelos do corpo em algumas situações. Também é por causa dela que superfícies muito lisas, como a de uma bexiga, por exemplo, acabam “grudando” nas pessoas ou em outros lugares.

Isso acontece devido a desequilíbrios na estrutura dos átomos. Quando as cargas positivas e negativas de prótons e elétrons, respectivamente, não estão na mesma proporção em um átomo, o desequilíbrio produz uma carga em excesso, que fica parada, ou estática no corpo, só esperando a oportunidade para ser descarregada, até que você chega e encosta na pessoa.

A carga negativa em excesso se acumula no corpo de alguém por causa do atrito. Tente esfregar os pés em um tapete, por exemplo. É bem possível que quando alguém encostar em você, sinta algum choque, o que você sinta, se a pessoa estiver também carregada.

É o mesmo princípio das bexigas, que quando esfregadas com algum tecido, gerando atrito, acumulam carga e viram quase um “ímã” nas paredes e pessoas que não estão carregadas.

De arrepiar

Quanto aos cabelos espetados, o atrito ocorre entre os fios e o chapéu, boné, touca ou qualquer coisa que a pessoa usou na cabeça por algum tempo. Como todos os fios ficam carregados, eles se eriçam para ficar o máximo possível afastados uns dos outros, já que dois objetos com carga em excesso se repelem naturalmente.

A eletricidade estática de uma pessoa pode não só causar choques, mas até mesmo queimar aparelhos eletrônicos que o indivíduo entrar em contato. Para se descarregar, basta encostar por alguns segundos em qualquer objeto de metal, como um talher, uma janela, chave, etc.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com