Por que a Esfinge de Gizé, no Egito, não possui um nariz?

0

A ausência de um nariz da Grande Esfinge de Gizé sempre foi algo que intrigou os especialistas e gerou diversas teorias dentre gerações.

Construída com pedra calcária há cerca de 4.500 anos, a Esfinge é considerada a maior escultura rochosa do mundo e uma das que envolvem muitos mistérios sobre a sua origem, bem como a destruição de seu nariz.

Durante algum tempo, os historiadores acreditaram que as tropas do líder político francês, Napoleão Bonaparte, fossem os responsáveis pelo estrago no monumento – pois elas invadiram o Egito em meados de 1798. A teoria consistia que o comandante ordenou a equipe a dar um tiro de canhão.

No entanto, desenhos do explorador Frederic Louis Norden, datados ainda em 1755, revelam que a escultura da Esfinge já não possuía um nariz. Ou seja, a teoria de Napoleão caiu por terra.

Outra especulação consiste em torno do historiador egípcio do século 15, al-Magrizi, que atribui a destruição nasal ao fanático religioso Muhammad Sa’im al-Dahr. Acredita-se que, em 1378, ao ver alguns camponeses deixando oferendas para a Esfinge, o muçulmano decidiu destruir a parte mais frágil da obra.

Ainda há rumores que de soldados da milícia turco-egípcia, chamados como mamelucos, utilizavam a escultura de pedra como alvo para calibrar canhões.

De acordo com o egiptólogo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, Antônio Brancaglion, atualmente, a versão que os historiadores mais aceitam é a de que os cristãos coptas ou os otomanos cortaram o nariz, entre os séculos XVI e XVII.

No Egito antigo, os ladrões tinham o nariz extirpado como forma de punição e fácil reconhecimento. Mais tarde, os egípcios e também alguns povos invasores passaram a mutilar estátuas assim, como forma de, simbolicamente, tirar a honra de uma pessoa”.

Brancaglion ainda explica que os grupos retiravam os narizes dos monumentos utilizando barras de metal e cinzéis, e que a teoria passou a ser aceita por conta de marcas vistas na Esfinge.

CUIDADOSPESSOAIS_associates_728x90._CB445147900_



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com