Espionagem? Uber sabe onde o usuário está mesmo após corrida

0

Aqueles que gostam de acreditar na teoria que estamos sendo monitorados e vigiados 24 horas por dia acabam de ganhar mais uma prova: a mais recente atualização do Uber permite que o aplicativo saiba onde você está, mesmo quando você não solicitar um veículo para transporte ou o tenha desligado do celular.

A novidade foi introduzida na versão 3.222.4 do aplicativo de transporte. A empresa se justifica dizendo que a ideia é aprimorar as tecnologias que ajudam os motoristas a encontrar passageiros e deixá-los no lugar desejado.

Todavia, como não poderia deixar de ser, a atualização está sendo criticada por alguns usuários, por invadir a privacidade de seus usuários.

Apesar de todas as justificativas dadas pela empresa, a novidade já virou motivo de processo nos Estados Unidos. A Comissão Federal de Comércio do país já recebeu uma reclamação, que alega que esta é uma prática comercial injusta e enganadora.

Como driblar o monitoramento do Uber

uber

Caso você não queira que a empresa esteja de olho nos locais em que você está, é possível desligar essa opção do aplicativo. O lado negativo é isso irá restringir o uso do Uber com relação a localização do seu celular, o que pode te impedir de solicitar corridas de forma adequada.

Portanto você terá de desligar e ligar a opção caso queria utilizar o Uber sem maiores problemas. Ainda assim, a empresa garante que este monitoramento durará no máximo 5 minutos após o usuário terminar a corrida, mesmo que o aplicativo não esteja mais em uso.

Veja também:   Terra pode estar em meio a uma chuva de asteroides milenar, diz pesquisa

Rastreador de namorado

rastreador-de-namorado

Há alguns anos, um outro aplicativo deu bastante o que falar. Chamado de “Rastreador de Namorado”, ele permite que usuário veja as mensagens, ligações e localização de outro celular com sistema operacional Android.

Para utilizá-lo, basta apenas inserir o número do celular a ser rastreado, e então acompanhar todas as suas atividades. É possível até mesmo ver se o aparelho invadido está em modo avião.

Especialistas em direito garantem que o aplicativo não é ilegal, porém utilizado sem o consentimento da outra pessoa pode ser enquadrado em crime de interceptação telefônica. Tanto que o blog do Rastreador de Namorado lembra que o usuário deve utilizá-lo com a permissão da outra pessoa.

O Rastreador de Namorado continua disponível para download, e está disponível somente para Android.

Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com