Esquizofrenia pode estar afetando o corpo também fisicamente

0

A esquizofrenia é conhecida por ser uma doença mental, que afeta o comportamento das pessoas. Porém, pesquisadores do King’s College, em Londres, no Reino Unido, podem ter descoberto que a doença afeta também o corpo, causando sintomas físicos.

Veja também:   Esquizofrenia: método revolucionário faz diagnóstico precoce da doença

Há muito tempo a esquizofrenia é associada com problemas de saúde, já que a taxa de mortalidade entre portadores é muito alta. Um paciente com esquizofrenia tem uma expectativa de vida entre 15 e 20 anos menor do que alguém que não possui a doença.

Acreditava-se que isso acontecia devido a efeitos colaterais dos medicamentos usados no tratamento ou ao fato de que portadores de esquizofrenia raramente fazem atividade física e frequentemente não se alimentam de forma adequada. Mas parece que a razão por trás disso pode estar diretamente ligada à doença.

Os cientistas analisaram vários indicadores como colesterol, pressão sanguínea, diabetes e doenças cardíacas. Através de um cruzamento de dados com sintomas cerebrais, descobriram que os problemas físicos em esquizofrênicos aumentam da mesma forma que os problemas no cérebro, levando os pesquisadores a acreditar que a doença é a causadora dos dois tipos de problemas, mentais e físicos.

Basicamente, os cientistas sabem que há relação entre a doença e os problemas físicos, mas ainda não conseguiram determinar se os problemas físicos são uma causa ou consequência da esquizofrenia. Existem três teorias sobre isso.

O que vem primeiro?

A primeira teoria diz que os problemas físicos podem levar à doença mental. Isso pode acontecer em situações como certos tipos de câncer, que produzem anticorpos em excesso que afetam a atividade cerebral, independente da localização do tumor.

A segunda teoria aponta o contrário: o mau funcionamento do cérebro, causado pela doença, poderia gerar complicações no funcionamento do corpo, como por exemplo, o stress durante as crises, que aumenta a pressão sanguínea e pode levar a problemas cardiovasculares.

A terceira teoria afirma que os sintomas físicos e mentais possuem uma origem comum, sendo o quadro esquizofrênico o responsável direto pela existência dos dois tipos de problemas, mesmo que eles se desenvolvam de formas diferentes.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com