Esse truque simples vai melhorar sua memória, segundo cientistas

0

Ter uma memória ruim é algo com o qual muita gente por aí precisa conviver, seja por conta da correria do dia a dia ou simplesmente pelo fato desse ser um ponto fraco na vida de quem tem esse problema. Mas cientistas acabam de revelar um truque muito simples para você melhorar esse aspecto.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, garante que a melhor forma de você aprimorar a memória é desenhar o que você quer se lembrar no futuro. E essa técnica é muito mais efetiva do que escrever ou usar outros métodos visuais.

Os pesquisadores pediram a 48 participantes do estudo (metade com 20 e poucos anos e a outra metade com mais de 80) para realizar vários exercícios. Quando viam uma série de palavras, tinham de escrever uma delas, escrever algum atributo físico que elas sugeriam ou desenhar o que representavam.

Após uma pausa, os participantes precisavam lembrar o máximo de palavras possíveis. Os jovens adultos, naturalmente, se saíram melhor que os idosos, mas os dois grupos se lembravam melhor das palavras que optaram desenhar o que representavam.

“Desenhar é uma tarefa tão simples e pode ser facilmente implementada na vida cotidiana para melhorar a memória. Por exemplo, desenhar uma imagem das compras que você precisa para fazer uma refeição é uma informação mais fácil de ser lembrada do que se fosse escrita” disse Melissa Meade, uma das responsáveis pelo estudo.

A equipe acredita que desenhar é tão efetivo para a memória por envolver várias formas de representar a mesma informação: visual, espacial, verbal, semântica (significado das palavras) e motora (o simples ato de desenhar). Em outras palavras, é uma forma de ativar mais partes do cérebro, especialmente as que são responsáveis pela memória.

E se você não é nem um pouco bom nesse aspecto, não se preocupe: não é preciso ser um mestre na arte de desenhar para se beneficiar desse truque, segundo os pesquisadores.



Veja também:   Chernobyl: como aconteceu e quais são as consequências do desastre

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com