Estação espacial chinesa cairá na Terra, só não se sabe exatamente onde

0

A estação espacial chinesa Tiangong-1 vai cair na Terra entre o final de março e o começo de abril desse ano. O problema é que ninguém sabe onde ela vai cair, embora seja estimado que deva ser em algum lugar dos Estados Unidos ou da própria China.

Tiangong-1 foi lançada em 2010 e foi nela que a primeira astronauta chinesa, Liu Yang, foi para o espaço. Ela é bem menor do que a Estação Espacial Internacional (ISS), possuindo apenas 10 metros de comprimento e 3 metros de largura, mas pesa cerca de 8 toneladas e meia. Ela foi produzida como um protótipo de uma estação maior, que ainda não foi lançada.

Seis anos após seu lançamento, a Tiangong-1 foi desativada, mas nem tudo ocorreu como planejado. No mesmo ano, a agência espacial chinesa informou que perdeu conexão com o módulo e que isso resultaria em sua queda na superfície da Terra.

Ela continua em órbita, mas está caindo em média 6 quilômetros por semana e tende cair cada vez mais rápido. A data para sua aterrissagem final está estimada entre 24 de março e 19 de abril, mas não se sabe ainda exatamente onde se dará a queda. Mas é possível determinar os lugares mais prováveis.

Nublado, com chance de chuva de detritos espaciais

O que se sabe sobre o local da queda da estação espacial Tiangong-1 é que será em algum lugar no paralelo 43º, no hemisfério norte ou sul. Isso limita um pouco as possibilidades.

Veja também:   Americano pensava ter barriga de cerveja, mas era tumor de 34 kg

No hemisfério norte, a região engloba uma faixa no centro dos Estados Unidos, o Mar Mediterrâneo e parte da Ásia, incluindo a China. Já no hemisfério sul, os candidatos são a Nova Zelândia e uma pequena região da Argentina, longe das áreas mais habitadas, como Buenos Aires.

Os especialistas alertam que a chance de que os destroços caiam em uma região habitada é muito pequena. Além disso, boa parte do objeto deve se desintegrar quando entrar na atmosfera.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com