Estudo mostra por que as pessoas votam em políticos mentirosos; entenda

0

2018 é ano de eleições no Brasil e é tempo dos políticos começarem a fazer suas campanhas pelo país. Como todos sabem, muitos deles não são honestos, mas por que as pessoas continuam votando neles? Um estudo tentou explicar essa relação de amor e ódio entre políticos e seus eleitores.

A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos e reuniu 424 participantes em um teste online. Eles avaliaram uma campanha hipotética para a eleição de um líder de movimento estudantil, cujo candidato da oposição foi apresentado para metade dos participantes como um mentiroso e incapaz, enquanto outra metade das pessoas que fizeram o teste obteve a informação de que ele falava a verdade.

Além disso, os voluntários realizaram testes de personalidade e avaliaram, por fim, a autenticidade do hipotético candidato da oposição. E é nesse último item que reside o dado mais interessante obtido pelo estudo: as pessoas que apoiaram o candidato da oposição não só tinham traços de personalidade similares aos apresentados por ele, como também consideravam o mentiroso mais autêntico do que o outro candidato.

O estudo mostrou que quando as pessoas apoiam um político, especialmente em situação de oposição, não se importam com possíveis mentiras e má conduta por parte dele, mas o consideram autêntico. Exemplos entre políticos nacionais e internacionais não faltam.

O messias e seus seguidores

Alguns especialistas advertem que a comparação de uma eleição para representante estudantil pode não refletir as nuances mais complexas de uma eleição presidencial, por exemplo, mas mesmo assim os paralelos parecem ser muitos, já que o teste também solicitou que os voluntários opinassem sobre candidatos das eleições presidenciais americanas de 2016.

No final, quando confrontados com um twitt de Donald Trump negando o aquecimento global e com a prova de que o então candidato estava mentindo sobre o assunto, os apoiadores dele tenderam a afirmar que o twitt não era literal e voltaram a afirmar que consideravam Trump autêntico, defendendo-o.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com