Estudo revela os erros mais comuns que cometemos ao criar uma senha

0

Caso você seja uma pessoa que não possui uma grande criatividade, deve encontrar um pouco de dificuldade no momento de criar uma senha para sua conta bancária e redes sociais, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo com relação a isso: um novo estudo acaba de divulgar que, no geral, as pessoas não sabem escolher uma senha apropriadamente.

O estudo foi feito por Gang Wang,  pesquisador da universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, e a empresa gerenciadora de senhas Dashlane. De acordo com a pesquisa, muitas pessoas cometem os mesmos erros na hora de fazer uma senha, como nomeá-la a partir de alguma equipe esportiva, por exemplo.

Foram analizadas senhas de perfis que tiveram algumas informações vazadas nos últimos anos. E a pesquisa logo descobriu alguns padrões equivocados na hora de definir uma senha. Confira alguns abaixo:

– Usar a mesma senha para todos os sites

De acordo com o estudo, muita gente acaba utilizando a mesma senha ou cria uma nova praticamente igual para acessar diferentes sites.

“É difícil para os humanos memorizarem senhas únicas para as mais de 150 contas que uma pessoa comum pode ter. Inevitavelmente, as pessoas as reutilizam ou as modificam sutilmente, o que é uma prática perigosa”, disse Wang.

– “Caminhada de senhas”

Esse foi um termo criado na pesquisa para descrever o hábito de usar uma combinação de letras e números que estão muito próximos no teclado para criar uma senha. Alguns exemplos apontados pelo Dashlane são “1q2w3e4r”, “1qaz2wsx”, “1qazxsw2” e “zaq12wsx.”

Veja também:   Óculos de realidade virtual são usados para vencer medo de agulhas

– Expressões fortes de amor ou ódio

Outra erro muito comum apontado pela pesquisa é o uso de expressões de amor ou ódio, como “euteamo”, “euteodeio”, “meame” e “vaisef****.”

– Marcas

Wang e a Dashlane também notaram o hábito de utilizar nomes de marcas famosas, como “ferrari”, “cocacola”, “mercedes” e “linkedin”, por exemplo.

– Referências a cultura pop

Filmes, músicas, bandas famosas, programas de TV e personagens da cultura pop também são muito utilizados na hora de fazer uma senha. As referências mais encontradas na pesquisa foram “superman”, “pokemon”, “starwars”, “metallica” e “spiderman”, entre outros.

– Equipes esportivas

Conforme dito no início, outro erro muito notado na pesquisa é o uso do nome de equipes esportivas. E os times de futebol da Europa, por algum motivo curioso, encabeçaram essa lista, como “liverpool”, “arsenal” e “barcelona”, por exemplo.

Confira abaixo algumas dicas importantes na hora de criar uma senha:

– Usar uma senha única para cada conta;

– Gerar senhas que excedam o mínimo de oito caracteres;

– Criar senhas que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos;

– Evitar usar senhas baseadas em frases famosos, termos informais, lugares ou nomes;

– Usar um gerador de senhas, que também pode ser usado para armazená-las;

– Nunca criar uma senha se você estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pouco segura, como em locais públicos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com