Europa era assolada por tempestades de areia durante a Era do Gelo

0

É difícil imaginar a Europa como um deserto sendo varrido por tempestades de areia, mas durante última a Era do Gelo, o continente era assim.

Pelo menos é o que mostrou um novo estudo sobre as antigas condições climáticas da Terra, indicando que o nosso planeta já foi bem diferente do que conhecemos e nem faz tanto tempo assim, do ponto de vista geológico.

O estudo, concluído por cientistas da Escola Superior Normal de Paris, França, pode ter começado a provar uma informação inverídica que se tinha a respeito da mais recente era do gelo.

Até hoje, acreditava-se que nessa época, que ocorreu há cerca de 115 mil anos, a China era o lugar com clima mais desértico do mundo, mas parece que o oeste da Europa ganharia esse título.

Para chegar a essa conclusão, foram analisadas amostras de solo nas proximidades da cidade de Nussloch, na Alemanha. A alternância entre as camadas mostrou um cenário bem diferente do imaginado naquela época.

Os tipos de solo conhecidos como loess e paleosolo se alternam de modo que o loess, que geralmente é formado em climas mais frios e com partículas de poeira carregadas pelo vento, se torna mais abundante.

A descoberta alterou uma série de cálculos e modelos científicos, inclusive de outros lugares da Europa. Os cientistas também poderão, em breve, compreender melhor os ciclos de aquecimento e resfriamento da Terra, que tornam as eras do gelo cíclicas.

Era do gelo

A era do gelo, ou era glacial, é um fenômeno que acontece periodicamente no planeta Terra, durando de alguns séculos a milhares de anos.

Ela é caracterizada pela queda drástica de temperatura em todo o planeta, que faz com que o gelo dos polos se espalhe até mais perto das regiões centrais do globo, mais próximas dos trópicos.

A humanidade primitiva já existia durante o último desses resfriamentos. Essa era a época em que o mundo era habitado por mamíferos de grande porte, como mamutes, tigres dentes-de-sabre e grandes rinocerontes, que eram caçados pelos nossos ancestrais.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com