Facebook cria nova unidade de medida de tempo; entenda o motivo

0

O Facebook fez um anúncio inusitado na última segunda-feira (22): revelou a criação de uma nova unidade de tempo, que recebeu o nome de flick. Ela possui duração de apenas 1,5 nanossegundos.

A mais nova medida de tempo ganhou esse nome a partir de uma mistura do termo “frame-tick” e tem duração exata de 1,41723356 nanossegundo. E a razão por trás dessa nova criação possui fins cinemáticos.

Quando um filme ou vídeo é gravado, ele costuma ser filmado a 24 frames por segundo (FPS). Isso significa que a câmera tira 24 fotos a cada segundo, uma sequência que justamente passa a impressão de que a imagem está em movimento.

Só que do lado matemático, isso se torna uma verdadeira bagunça. A partir dos mesmos 24 frames, cada imagem possui duração total de 0,4166666667 segundos ou 41666666.669 nanossegundos. Como esses números possuem muitas casas decimais, é algo que complica a vida de programadores e artistas, que precisam trabalhar com certa precisão.

Assim, o Facebook criou o flick justamente para amenizar esse problema. A nova medida representa o tempo de exibição de um quadro em tela, o que permite que vídeos com taxas de ciclos de diferentes valores possam ser sincronizados, em diferentes formatos, com maior facilidade.

O flick já é considerado a “menor unidade de tempo maior que um nanossegundo”. E para se ter uma ideia de como é pequeno, 1 flick equivale a 1/705600000 segundo. A medida também pode ser utilizada em alguns formatos de áudio digital.

Voltando a falar de filmes, cada um dos 24 frames que costumam ser utilizados em gravações possui um total de 29,400,000 flicks. Já games, que precisam rodar a 60 FPS, nos requisitos considerados ideais, cada frame tem duração de 11,760,000 flicks.

São números longos, mas que podem ser facilmente divididos ou somados, sem a necessidade de se preocupar com várias casas decimais.

O Facebook já liberou a documentação necessária para quem quiser criar e usar os flicks em seus programas. Portanto, pode se preparar em ver o flick se tornando um padrão, em breve, para quem trabalha com artes visuais.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com