Fim do universo terá explosões de estrelas anãs negras em supernovas

0

Muitos acreditam que o fim do universo será frio e sem movimento, o contrário de sua origem. Mas um pesquisador acredita que será bem animado, com direito a várias explosões de supernovas, conhecidas por serem bem grandiosas.

Há ainda quem acha que o universo nunca vai terminar, mas se for mesmo acontecer, é melhor que seja realmente em grande estilo.

Segundo um artigo do astrônomo Matt Caplan, da Universidade Estadual de Illinois, nos Estados Unidos, o fim do universo deve ser temperado pelas explosões em supernova de algumas estrelas anãs negras.

A conclusão pode causar um certo estranhamento, já que anãs negras são estrelas totalmente frias e não deviam explodir em supernovas.

Caplan explica que a atividade de uma estrela é a fusão nuclear, que vai liberando energia enquanto forma novas partículas.

Uma estrela explode em supernova quando cria ferro em seu interior, elemento que não pode mais ser fundido. Aí então ela acumula esse elemento e explode. Isso não acontece com estrelas menores, que morrem de forma diferente.

Quando o “combustível” de uma estrela acaba, ela diminui de tamanho, tornando-se uma anã branca, até esfriar totalmente e se tornar uma anã negra, sem emitir luz.

Segundo Caplan, a fusão nucelar continua acontecendo nesses casos, mas leva milhões de anos. Por isso, anãs negras podem explodir em supernovas e isso deve acontecer próximo do fim do universo, daqui a muito, muito tempo.

Quando exatamente?

O estudo do astrônomo prevê que essas supernovas de anãs negras começarão a ocorrer daqui a 10^1100, o que equivale a quase cem vezes um trilhão, ou seja, perto do fim do universo.

Caplan acredita que as explosões dessas anãs negras, que teriam um tamanho parecido com o da Terra, porém com a massa similar a do Sol, seriam os últimos eventos de um universo moribundo.

Durante os milênios de explosões, os objetos estariam tão distantes entre si, que seria impossível ver as supernovas.

A distância seria grande demais até mesmo para a luz percorrer e o universo já estaria totalmente silencioso e sem atividade nenhuma.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com