As fotografias mais famosas da história

1

Fotografias quando capturadas no momento certo passam a ser referência histórica, retratando eventos e revoluções ocorridas em determinada época.

Essas imagens fazem grande sucesso e acabam se tornando simbolo de um marco histórico. Mesmo com o passar do tempo, são reconhecidas no mundo todo.

Confira a história por trás de 6 fotografias famosas:

1 – Phan Thị Kim Phúc (1972)

phan-yhi-kim-phuc

Esta é fantasia mais famosa de guerra de todos os tempos. Em 1973, o fotógrafo Nick Ut ganhou o Prêmio Pulitzer com a imagem.

A foto da garotinha Kim Phúc correndo em uma estrada, após um ataque aéreo ao Vietnã comoveu o mundo.

Para sobreviver, Kim teve que tirar suas roupas em chama.

2 – O beijo da Times Square (1945)

beijo-times-square

A famosa fotografia feita durante o anúncio do final da II Guerra Mundial em comemoração a rendição do Japão, em 14 de agosto de 1945.

O fotógrafo Alfre Eisenstaedt fez o registro de um marinheiro beijando uma enfermeira no meio da Time Square.

O casal não se conhecia. O marinheiro, George Mendonsa beijou a enfermeira Greta Zimmer na euforia do momento. Especula-se que o marinheiro estaria bêbado nas comemorações.

No dia 08 de setembro de 2016, a enfermeira morreu aos 92 anos em decorrência de uma pneumonia.

George, que atualmente tem 93 anos, vive em Rhode Island, nos Estados Unidos.

3 – Menina afegã (1984)

sharbat-gula

A foto da menina afegã Sharbat Gula, na época com 12 anos, foi feita em uma reportagem da National Geographic sobre a ocupação soviética no Afeganistão.

Veja também:   Joias do Infinito? Hitler possuía mais de 600 Tesseracts de urânio

Steve McCurry foi ao autor da fotografia. Em 2002, ele encontrou Sharbat, com 30 anos. A moça não tinha ideia do impacto que sua foto teve na civilização ocidental, sendo uma das fotos mais famosas do século XX.

4 – Autoimolação (1963)

thich-quang-duc

Uma das fotografias mais chocantes já feitas, esta retrata um monge budista em chamas na cidade de Saigon, Vietnã. A imagem se tornou um símbolo de resistência à guerra na Ásia.

O monge vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu corpo, no dia 11 de junho de 1963. A fotografia foi feita por Malcolm Browne.

5 – Massacre da Praça da Paz Celestial (1989)

massacre-praca-paz-celestial

A imagem mais famosa da revolta estudantil chinesa, onde um jovem desarmado faz uma fileira de tanques de guerra pararem no protesto na Praça da Paz Celestial foi feita pelo fotógrafo Jeff Widener.

Até hoje a identidade do jovem  responsável por uma das fotografias mais marcantes da história é desconhecida. Ele ficou conhecido mundialmente como “O Homem dos Tanques”.

Em 2000, mesmo sem ter sua identidade revelada, o jovem foi eleito pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes do século XX.

6 – A criança e o abutre (1993)

crianca-abutre-kevin-carter

A foto feita pelo fotógrafo sul-africano Kevin Carter virou um ícone da luta contra a fome na África.

A fotografia foi tirada em 1993, no Sudão, na comunidade de Ayod, no sul do país africano. A criança desnutrida da imagem morreu quatro anos após a captura da imagem.

Veja também:   Metanfetamina: é verdade que os soldados nazistas lutavam drogados?

O fotografo foi bastante julgado pela opinião pública. Muitos consideraram que Kevin teria agido friamente e preferido tirar a fotografia do que salvar a criança.

Em 26 março de 1993, quando publicada pelo The New York Times, a foto ganhou repercussão mundial, sendo replicada em diversos veículos. Em 1994, a foto foi a vencedora do Pulitzer.

O fotografo Kevin Carter cometeu o suicídio em 1994 Acredita-se que os horrores da fome e miséria da África tenham contribuído para ele entrar em uma depressão profunda.

Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com