Geronimo! Por que as pessoas gritam isso ao pular de lugares altos?

0

Em filmes mais antigos e desenhos animados, é praticamente uma regra: sempre que alguém vai pular de algum lugar muito alto, grita ‘Geronimo!’ durante o salto. Mas de onde vem esse grito? Sua origem é bem antiga e até mesmo inusitada, e o tal do Geronimo é ainda mais velho, não tendo nenhuma relação com saltos de aviões, precipícios e grandes alturas em geral.

O nome de Geronimo foi invocado pela primeira vez durante uma série de testes com saltos de paraquedas no exército dos Estados Unidos, ainda na década de 40. O responsável por isso foi Aubrey Eberhardt, um dos militares que participavam desses testes e cujo batalhão foi um dos primeiros a saltar. Mas por que ele fez isso? A resposta tem relação com um filme e com um índio da tribo Apache que viveu no século XIX.

Acontece que no dia anterior ao salto, os soldados ganharam folga e saíram para se divertir. Alguns foram assistir ao filme que contava a história do índio Geronimo e, claro, a maioria encheu a cara. Eberhardt estava entre eles e já embriagado, resolveu se gabar de sua coragem, provavelmente como forma de esconder o medo que estava sentindo sobre o salto do dia seguinte.

Foi então que ele fez uma aposta com os colegas. Para provar sua coragem, gritaria ‘Geronimo!’ na hora de saltar e assim ele fez. Todos os que saltaram depois fizeram a mesma coisa e logo o grito se espalhou pelo país e pelo mundo todo, sempre que alguém vai saltar de uma grande altura.

Veja também:   Como a fórmula secreta da Coca-Cola é protegida há tanto tempo

Mas quem foi o tal Geronimo?

Seu nome real era Goyaałé e ele viveu durante o século XIX, morrendo aos 79 anos, em 1909. Ele foi um grande líder da nação Apache, sendo originalmente um “medicine man”, uma espécie de pajé ou curandeiro indígena da América do Norte. Conhecido pela bravura, aterrorizou os americanos e mexicanos na região da divisa entre os dois países e é até hoje reverenciado por seu povo.

Sua história real e a criação do grito com seu nome na década de 40, fizeram com que o 501º Batalhão de Infantaria Paraquedista do exército americano fosse batizado como Geronimo, além de outras honrarias recebidas ao longo dos anos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com