Gorilas em zoológico testam positivo para Covid-19; o que isso significa?

0

Um grupo de gorilas que vive no zoológico de Atlanta, no estado americano da Geórgia, testou positivo para Covid-19, segundo a administração do local.

Eles apresentaram sintomas bem parecidos com o da doença em humanos, incluindo tosse, febre e dificuldade para respirar, mas parecem estar se recuperando bem do problema, apesar do susto e do evento inédito.

Os gorilas que testaram positivo para Covid-19 foram isolados do resto do grupo, indicando que muito provavelmente o vírus não infectou a todos.

Os que estão em estado mais grave – o que não é muito, de qualquer forma – estão sendo tratados com anticorpos, no que seria uma espécie de vacina própria, muito similar à vacina que está sendo aplicada em humanos.

O zoológico de Atlanta acredita que os gorilas foram contaminados por algum trabalhador assintomático do local.

Segundo a administração, todos os colaboradores estão vacinados, o que também pode ajudar os gorilas, já que o vírus que chegou a eles estaria no mínimo enfraquecido pelo contato com os humanos já vacinados.

A principal preocupação no momento é com o gorila Ozzie, o mais velho do grupo, que já tem 60 anos de idade. Por conta de sua idade avançada, ele vem sendo observado com ainda mais cuidado pelos tratadores, embora apresente sintomas leves da doença.

Todos os trabalhadores do zoológico também estão sendo testados, bem como outros animais, principalmente no caso dos primatas.

O que isso significa?

Segundo o zoológico, por enquanto, tudo está sob controle. Nenhum gorila corre risco de vida e a visitação continua normalmente.

Primeiro por conta da distância entre o público e os animais ser segura, segundo porque o vírus pode passar de humanos para animais, como aconteceu, mas não há registros de humanos sendo contaminados por Covid-19 vindo de animais.

As autoridades de saúde dos Estados Unidos já autorizaram o uso de vacina animal pelo zoológico. Todos os gorilas serão vacinados assim que se recuperarem, e além deles, os orangotangos, tigres da Sumatra, leões africanos e leopardos também estão na lista da vacina.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com