Quase igual: qual a diferença entre grilos, gafanhotos e esperanças?

0

Os participantes do BBB 20, sem querer, acabaram levantando uma discussão interessante: o inseto que os confinados estavam chamando de grilo, na verdade, trata-se de uma esperança. E afinal, qual é a diferença entre esses animaizinhos, incluindo também os gafanhotos?

Os três insetos podem parecer o mesmo em tamanhos diferentes para quem não entende do assunto, mas basta uma observação um pouco mais detalhada para perceber que são animais completamente diferentes entre si.

Esses três insetos são “parentes” e são frequentemente confundidos, como aconteceu no BBB. O animal que foi motivo de discórdia na casa mais vigiada do Brasil era uma esperança, embora tenha sido tratada como grilo pelos participantes.

Mas é fácil confundir e para diferenciá-los, é preciso observar alguns detalhes, tão pequenos quanto os próprios insetos.

O som característico dos grilos é uma boa forma de identifica-los, embora as esperanças também façam um som parecido. Ambos produzem o som ao raspar as asas umas nas outras, enquanto o gafanhoto faz um barulho diferente, roçando as bordas das pernas, em uma espécie de “reco-reco”.

Visualmente, gafanhotos costumam ser maiores do que grilos e esperanças e possuem antenas mais curtas, além das pernas mais longas.

As esperanças são distinguíveis pela cor verde mais forte, enquanto os grilos possuem uma coloração mais opaca. O hábito dos animais também faz diferença: gafanhotos são diurnos, enquanto os outros saem mais durante o período da noite.

Outras características

São inúmeros fatores que determinam as diferenças entre grilos, gafanhotos e esperanças, alguns de fácil observação.

Talvez o mais fácil de ser diferenciado seja a esperança, já que a cor verde das asas, que parecem folhas, incluindo os veios, é bem diferente do visual dos grilos e gafanhotos. São também as que possuem as antenas mais longas entre todos.

Grilos possuem o hábito de pular, o que não é tão comum nos gafanhotos e esperanças, embora também façam isso. O grilo é o menor deles e, geralmente, o mais barulhento.

Ele também é onívoro, comendo inclusive outros insetos, além e plantas. Gafanhotos são exclusivamente herbívoros, enquanto esperanças podem ser carnívoras ou herbívoras, sempre uma ou outra opção.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com