Hacker descobre falha da Apple e compra 502 iPhones por R$ 0,12

0

Parece que nem a toda poderosa Apple é completamente à prova de falhas. Um hacker de Taiwan encontrou uma brecha e conseguiu comprar mais de 500 iPhones por um preço ridiculamente baixo. O hacker já é conhecido e não é a primeira vez que ele apronta alguma para uma grande companhia.

A falha foi descoberta na loja online da Apple em Taiwan. O hacker adquiriu 502 iPhones e pagou 1 novo dólar taiwanês, o que equivale a 12 centavos de real, ou 3 centavos de dólar americano. Ele ainda conseguiu variar os modelos: na encomenda constavam 500 aparelhos iPhone 8 de 256 GB, além de 2 iPhone XS Max de 512 GB. O porquê da diferença, ninguém conseguiu explicar até agora.

O nome do meliante é Chiang Chi-Yuan, um engenheiro da computação que tem como hobby descobrir falhas em sites de grandes empresas. Em 2016, ele já havia comprado um iPhone por um valor inferior ao real. Mas o hacker não parece ser exatamente uma má pessoa, já que nas duas ocasiões ele cancelou a compra logo em seguida.

Caso fosse pagar o valor verdadeiro pelos 502 iPhones, a compra ficaria em cerca de 539 mil dólares. Ainda assim, um prejuízo pequeno para a Apple, perto do que falhas como essa em seu sistema de vendas podem causar no caso de um hacker mal intencionado querer se aproveitar da brecha.

“Eu avisei”

Chiang já causou dores de cabeça para outra grande companhia, o Facebook. Em 2013, ele conseguiu excluir publicações feitas no perfil de ninguém menos do que Mark Zuckerberg, o criador da rede social e CEO da companhia.

Veja também:   Arpanet: a rede de computadores que foi o embrião da internet

Para fazer isso, ele se utilizou de uma falha que a equipe do Facebook já conhecia, mas tinha simplesmente ignorado. Hackers como Chiang, apesar da audácia, acabam ajudando as empresas a identificar esses “buracos” no sistema, por mais que seu método seja um tanto quanto invasivo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com