Hackers vazam arquivos da Vale e mostram como ela gerencia acidentes

0

A mineradora brasileira Vale teve arquivos confidenciais vazados por hackers. Os documentos mostram como a empresa lida com acidentes em vários lugares do mundo e expõe a companhia ainda mais, devido ao acidente recentemente ocorrido em uma barragem de rejeitos de mineração na cidade de Brumadinho, no estado de Minas Gerais.

Os hackers afirmam ter se aproveitado de “portas abertas” no próprio site da Vale e vazaram cerca de 40 mil arquivos que totalizam 500 MB de informação. Os documentos relatam acidentes ocorridos entre os anos de 2017 e 2019 em terrenos da Vale não só no Brasil, mas em países como Canadá, Moçambique, Nova Caledônia e Indonésia.

Os arquivos mostram como a empresa classifica e gerencia acidentes e possíveis problemas em suas áreas de atuação. Entre os documentos, destaca-se um “quase acidente” ocorrido em uma área no estado do Mato Grosso do Sul, que é classificado pela Vale como tendo um potencial “catastrófico”. Outro evento com a mesma classificação é descrito como um vazamento de óleo no Rio de Janeiro, que acabou tendo consequências “críticas”.

Em comunicado, os hackers afirmam que a divulgação dos documentos ocorre em represália pelos crimes ambientais acontecidos em Brumadinho e anteriormente em Mariana, também no estado de Minas Gerais. A empresa já se prontificou a desativar todas as barragens similares em atividade no Brasil.

Informações sigilosas

A Vale respondeu ao vazamento em comunicado, afirmando que não houve falha técnica em seu site e no departamento de TI. A empresa diz ainda que os arquivos não foram vazados, já que estão disponíveis em seu site, embora não tenha indicado exatamente em que parte dele esses documentos podem ser consultados.

Veja também:   Biometria é segura? O que é e como funciona essa tecnologia

A declaração da Vale também contrasta com a natureza dos documentos. Todos eles são marcados como textos internos e portanto, sigilosos, já que possuem informações pessoais de funcionários e pessoas envolvidas nos eventos. Segundo a mineradora, todos os acidentes e possíveis acidentes são registrados, como norma obrigatória do sistema de Gestão de Saúde e Segurança e Meio Ambiente da companhia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com