Hipertermia: como prevenir o perigo que vem com as ondas de calor

0

A onda de calor que assola a região central e outras partes do Brasil traz consigo um perigo pouco conhecido, o da hipertermia. Mas o que é isso?

Ela é o exato inverso da hipotermia, significando que a temperatura central do corpo está muito acima do necessário para a nossa sobrevivência. De qualquer forma, é possível tomar algumas medidas contra esse problema e amenizá-lo.

A hipertermia é caracterizada pela temperatura interna do corpo igual ou maior do que 40 graus. Um dos principais sinais é a desidratação, que deve ser evitada com o consumo de água ao longo do dia, bem como pouco exposição ao Sol mais forte.

Outra dica é ficar atento à cor da urina: quanto mais amarelada, pior. Se a coloração se aproxima do marrom, a situação é ainda mais preocupante.

As pessoas mais atingidas por esse problema são as crianças e idosos. Isso porque os mais jovens ainda não tem o sistema de glândulas de suor totalmente desenvolvido, fazendo com que não troquem calor com o ambiente de forma totalmente adequada a regular a temperatura do corpo.

No caso dos idosos, esse sistema já é formado, mas não costuma funcionar tão bem devido a idade.

Outros sintomas da hipertermia incluem sede fora do comum, tonturas, queda de pressão arterial e o cessar da sudorese logo depois de uma crise intensa, indicando que não há mais líquido no corpo para evaporar.

Nesses casos, é preciso diminuir a temperatura do corpo da pessoa com ventilação, toalhas molhadas ou recursos do tipo.

Onda de calor

Muitas regiões do Brasil vêm passando por ondas de calor no decorrer das últimas semanas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para algumas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal.

Todos esses lugares estão sujeitos a registrar casos de hipertermia. Portanto, roupas e refeições leves, muita hidratação e evitar o Sol mais forte são recomendações.

Vale lembrar que a hipertermia é caracterizada pela temperatura de 40 graus, sendo que se o corpo atingir 42 graus, o óbito é certo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com