Homem é cremado nos Estados Unidos tendo corpo radioativo

0

Um homem de 69 anos faleceu em 2017 nos Estados Unidos e foi cremado. Só que ninguém sabia que seu corpo continha alto nível de material radioativo.

Ele sofria de câncer no pâncreas e deu entrada em um hospital no estado americano do Arizona com um quadro de pressão sanguínea muito baixa. O paciente acabou morrendo dois dias depois, mas só após sua morte a questão foi percebida.

O problema é que um dia antes de dar entrada no hospital, o homem tinha passado por mais uma das sessões de radioterapia para tratar o câncer no pâncreas.

Como ele viria a falecer 3 dias depois, o lutécio Lu 177, componente radioativo usado no tratamento, ainda estava em seu corpo, e os responsáveis pela cremação não sabiam disso.

O caso só foi notado mais de um mês depois da cremação, quando funcionários do hospital onde ele faleceu tiveram contato com sua documentação médica.

Eles entraram em contato rapidamente com o serviço funerário onde a cremação foi feita e foram analisadas amostras de todo o ambiente do procedimento, incluindo o forno crematório.

Embora baixo para os padrões de perigo, a quantidade de lutécio Lu 177 encontrada no local foi muito maior do que o esperado.

Não há nenhuma informação de possível contaminação por material radioativo, mas a exposição certamente colocou em risco a vida dos trabalhadores do crematório e de todas as pessoas nas proximidades do local.

Não é a primeira vez

No entanto, a descoberta que mais chamou a atenção foi feita durante os exames de urina aos quais os trabalhadores do crematório foram submetidos.

Embora nenhum deles tivesse lutécio Lu 177 em seus corpos, um dos funcionários testou positivo para amostras de um outro elemento radioativo, também usado em tratamentos de radioterapia. Ele confirmou que nunca foi submetido ao tratamento.

Isso significa que casos como o desse homem devem ser mais comum do que imaginamos, envolvendo outros elementos radioativos.

Embora não seja um problema de segurança, ao menos com base no que se observou por enquanto, isso é algo que acende uma luz de alerta em relação à exposição das pessoas à radioatividade.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com