Homúnculos criados em ovos: mito ou realidade?

1

Recentemente, um russo chamado Korney postou no YouYube um vídeo onde, supostamente, havia criado um homúnculo. Um ser vivo feito a partir do sêmen humano fecundado num óvulo de galinha.

O vídeo trouxe a tona novamente a questão da criação da vida humana artificial, tanto almejada pela alquimia. O vídeo em questão conseguiu milhões de visualizações em questão de dias e virou discussão em muitos fóruns na internet. Mas afinal, o que existe de real por trás dessa história. O registro é real? É realmente possível criar um homúnculo?

O termo homunculo pode ser representado tanto pela alquimia, como pela biologia e psicologia, mas como se trata da criação de um ser vivo usando métodos artificiais, ficamos no campo da alquimia. O homunculo apareceu pela primeira vez em citações pelo alquimista conhecido como Paracelsus que viveu entre 1493 e 1541. Em seu livro “De natura rerum” de 1537 ele descreve como criar um homunculo:

“Põe-se num alambique a porção suficiente de semém humano, sela-se o alambique e este e conservado durante quarenta dias á temperatura semelhante que prevalece no interior de um cavalo. Ao fim desse prazo, a semente humana começou a crescer, a viver e a mover-se. Já então deve possuir forma humana, embora pareça transparente e material. Durante mais quarenta semanas deve ser cuidadosamente alimentado com sangue e guardado no mesmo local aquecido. Torna-se então um criança viva. Com todas as características de um recém-nascido de mulher, porem menor. A isto se da o nome de homúnculo.”

Não houveram registros oficiais de criações de homúnculos desde o século 15, porém outros alquimistas tentaram reproduzir a criação do ser descrita por Paracelsus. Um deles foi Johann Conrad Dippel, que no século 18 utilizou técnicas peculiares como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação. E foi baseada nessas técnicas que o russo Korney chocou o Youtube quando quebrou um ovo de galinha e mostrou que algo ainda vivo, havia se formado lá dentro. Porém, diversos vídeos foram criados e publicados para desmentir a experiência de Korney, que, por sua vez, publicou outros videos refutando as tentativas de desmentí-lo.

Veja também:   Celulares escutam nossas conversas? Veja o que esse estudo diz

Primeira tentativa de criar homúnculos

Em seu primeiro video, o russo faz um pequeno orificio em um ovo de galinha e, com uma seringa, injeta semem humano diretamente na gema. Ele tampa o furo com um esparadrapo e coloca o ovo dentro de um pote hermeticamente fechado e coberto com um pano escuro, para bloquear a entrada de luz e deixar o ovo aquecido. Após 10 dias, ele quebra o ovo e tira um ser vivo, que, segundo ele, apresentava poucos movimentos mas morreu rapidamente.

Homúnculo: tentativa dois

Em seu segundo video, Korney, utilizando os mesmos procedimentos, retira do ovo um ser que visivelmente se mexia e parecia com um verme ou lagarta. Posteriormente o video foi sinalizado para maiores pelo Youtube devido a denúncias por conteúdo inapropriado. Isso se deveu ao fato de, no final do video, ele matar de forma cruel o suposto ser vivo com uma pancada forte usando um livro. O suposto homunculo ficou, obviamente, esmagado na mesa e seu sangue espalhado.

Homúnculo: tentativa três

Em seu terceiro video, publicado em abril, ele tenta fecundar 20 ovos em 4 lotes de 5, mas a experiência fracassou e nenhum homunculo foi criado.

Homúnculo criado e sendo alimentado

Em um quarto video, ele rebate críticas a seus experimentos e consegue criar um novo ser vivo e, dessa vez, o coloca em um pote. Posteriormente ele publica um novo video onde mostra que a criatura ainda vive dentro de um recipiente com água e que, de acordo com os alquimistas, a criatura precisa se alimentar de sangue e leite, ao qual ele descarta por conta dela estar submersa na água. Então ele a alimenta com açucar e é possível ver algo como uma língua saindo de sua boca. Segundo ele, as diferentes formas dos homunculos se devem ao fato da aleatoriedade citada pelos alquimistas.

Veja também:   Google Earth 'encontra' homem desaparecido há 22 anos no fundo de um lago

O que a ciência diz sobre os homúnculos

A verdade é que pela ciência, fecundar um ovo de galinha com um semem humano é impossível. A gema do ovo é o maior óvulo do reino animal e é assim por já conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião. Porém o zigoto, que é a união de dois gametas, o ovócito e o espermatozóide, só é formado a partir de células 100% compatíveis com o mesmo número de cromossomos. Um espermatozoide humano é totalmente incompatível com o óvulo da galinha. Os hibridos, que são cruzamentos entre espécies distintas existe, porém, para que haja uma chance de sucesso, estas espécies precisam ser parentes mesmo que sejam distantes. Como é o caso da tentativa do homem de recriar o mamute, um animal pré-histórico, através de inseminação artificial de sêmen destes animais (que foram encontrados congelados em algumas partes do planeta) em fêmeas de elefante, que são seus parentes modernos. Outro exemplo famoso de híbrido é a mula, proveniente do cruzamento do jumento e a égua.

Alguns videos foram publicados para simular e desmentir a criação dos homunculos. Nestes videos se utilizam massa de modelar e imãs para criar e dar movimentos aos homunculos de Korney. Seguno o canal ScarAnrew, no video How to fake a Homunculus (como falsificar um homunculos) o autor sugere o uso de massa de modelar envolvendo fios magneticos que se movimentam com um ima em baixo da mesa.

Mas será que isso tudo foi uma farsa? Será que grandes nomes da alquimia relataram experiencias fictícias? A ciência desmente e alquimia confirma. O que você acha? Comente! Se gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais.

Veja também:   Quanto custa um rim e outros órgãos no mercado negro
Fontes:
How to make a homunculos
Creating a Homunculus

Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com