IA do Google faz ligações e conversa com pessoas sem ser percebida

0

Uma nova tecnologia de inteligência artificial criada pelo Google impressionou em uma demonstração. O robô falou com pessoas no telefone sem que elas percebessem que não se tratava de uma pessoa do outro lado da linha.

Veja também:   Primeira palavra de garotinho com dificuldades de fala é 'Google'

A nova inteligência artificial tem o nome de Google Duplex e foi apresentada em um evento da própria empresa, o Google I/O. Foram feitas duas demonstrações da nova IA, sendo que na primeira, o usuário ordenou que fosse marcado um horário no cabeleireiro.

O robô fez a ligação e conversou com a atendente de forma natural, sem que fosse percebido. As palavras soam naturalmente e a inteligência artificial até emite alguns “hm” e “uhum”, que tornam tudo bastante real para quem ouve.

Uma segunda ligação feita para fazer uma reserva em um restaurante teve uma atendente um pouco atrapalhada, mas mesmo assim o Google Duplex se saiu muito bem. Confira o vídeo da apresentação (em inglês, sem legendas):

A tecnologia capaz de fazer a fala da inteligência artificial do Google soar tão natural se chama WaveNet, que também é uma criação da gigante da internet. Coisas como essa nos fazem perceber que o futuro está muito mais próximo de se tornar presente do que imaginamos.

Muita calma nessa hora

O Google afirma que vem trabalhando no Duplex há alguns anos e ele ainda está em uma fase bastante inicial dos testes. As ligações mostradas no evento foram gravadas, isso mostra que a empresa preferiu não arriscar e não quis mostrar o funcionamento da ferramenta ao vivo, diante de centenas de pessoas.

Isso acontece porque a IA ainda está calibrada para tratar apenas de assuntos bastante específicos, não podendo reagir a qualquer tipo de conversa. De qualquer forma, a ferramenta promete revolucionar o conceito de comunicação a nível global.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com