IAs serão capazes de nos vencer em tudo em 2060, dizem especialistas

0

Desfrute da sua chance de derrotar robôs enquanto você ainda pode. Há uma chance de 50 por cento de que as máquinas irão superar os seres humanos em todas as tarefas dentro de 45 anos, de acordo com uma pesquisa de mais de 350 pesquisadores de inteligência artificial.

No entanto, a IA dominará muitas atividades muito mais cedo. Espera-se que as máquinas sejam melhores do que nós para traduzir as línguas até 2024, escrevendo ensaios no nível de um aluno de escola secundária até 2026, dirigindo um caminhão até 2027, trabalhando no varejo em 2031, escrevendo um livro até 2049 e realizando cirurgias até 2053.

Na verdade, todos os trabalhos realizados por seres humanos devem ser automatizados nos próximos 120 anos, dizem os pesquisadores. 

A pesquisa, da Universidade de Oxford e da Universidade de Yale, foi realizada com pesquisadores de IA que participaram em 2015 de ao menos uma das duas grandes conferências no campo – a Conferência sobre Sistemas de Processamento de Informação Neural e a Conferência Internacional sobre Aprendizado de Máquinas. No total, 352 pessoas responderam.

Os resultados têm “consequências sociais de longo alcance”, diz Katja Grace no Machine Intelligence Research Institute em Berkeley, Califórnia. Como os professores poderiam lidar no futuro com ensaios gerados por computador que são indistinguíveis do reais, por exemplo?

Mas, pelo menos, ainda estaremos por perto para lidar com essas questões. Apesar do exagero da mídia sobre os perigos das IAs, os pesquisadores colocam em apenas 5% a chance de que computadores poderiam levar a sociedade a algum cenário que causaria a extinção humana.

IAs de um truque só

As IAs já podem superar os seres humanos em muitas tarefas. AlphaGo, a IA do Google DeepMind, acabou de vencer o melhor jogador Go humano do mundo. Outros sistemas podem ler melhor que os profissionais ou ajudar os detetives a examinar os dados da polícia.

No entanto, cada um destes sistemas é bom apenas em uma única tarefa e seria inútil na maioria dos outros casos, a não ser que fosse ajustado para aprender a nova função do zero.

“Há evidências acumuladas de que as máquinas podem dominar a inteligência humana em tarefas complexas, embora específicas”, diz Eleni Vasilaki, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Mas há pouca evidência de que uma IA com a versatilidade humana possa aparecer em breve, diz ela.

Os resultados da pesquisa não mostraram nenhuma ligação entre a antiguidade de um pesquisador e as previsões que eles fizeram, mas o local de origem das pessoas teve um impacto na sua análise ao responder a pesquisa.

Entrevistados da Ásia geralmente apresentaram intervalos de tempo mais curtos do que os da América do Norte – prevendo, por exemplo, que a IA superaria os humanos em todas as tarefas dentro de 30 anos, em comparação com a previsão de 74 anos dos norte-americanos.

“Esta pode ser uma demonstração interessante da cultura no trabalho ao se formar opiniões sobre tecnologia”, diz Leslie Willcocks na London School of Economics and Political Science.

No entanto, as respostas nem sempre são consistentes, como por exemplo as relativas aos jogos que a IA dominará a seguir.

“Eles prevêem que a IA superará os seres humanos no jogo StarCraft em apenas seis anos, mas em comparação, acreditam que o mesmo vai ocorrer com todos os jogos da Atari em nove anos”, diz Georgios Yannakakis na Universidade de Malta em Msida. “Alguns jogos do Atari são difíceis, mas nada como o StarCraft”.

Além disso, a maior parte da pesquisa concentra-se nos aspectos cognitivos da inteligência que se encaixam em tarefas bem definidas. “Mas partes da inteligência humana, como a inteligência emocional, vão além da simples cognição”, diz Yannakakis. “Seria interessante perguntar quando IA superará os seres humanos na crítica de arte ou cinema”.

Fonte: NewScientist

Veja também:   Como seria se um hacker roubasse suas impressões digitais?

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com