A ilusão de ótica que te faz ver cores em fotos em preto e branco

0

Pode acreditar: a foto em destaque, logo acima, é em preto e branco. Ou, pelo menos, quase! Trata-se de uma foto em preto e branco que foi sobreposta com um quadriculado em diversas cores, o que gera uma ilusão de ótica.

Quando vemos as roupas e elementos da imagem em cores, é graças a esses quadros. É nosso cérebro quem nos prega essa peça, fazendo com que vejamos cores onde elas não estão realmente.

A ilusão de ótica em questão é uma criação do ilustrador digital Øyvind Kolås, que começou a publicar fotos com o efeito em seu site recentemente. Rapidamente, as imagens viralizaram e estão tomando conta das redes sociais em todo o mundo.

O criador da técnica mostrou que ela também funciona em vídeos e não apenas em imagens estáticas. Confira:

As imagens originais já foram compartilhadas centenas de milhares de vezes pelos usuários das redes sociais. Após o artista ter ensinado como funcionava a ilusão, inclusive, diversos internautas decidiram comprovar com suas próprias versões e criaram novas imagens com o efeito.

Pelo Twitter, o artista explica que a ilusão de ótica também funciona com linhas horizontais e que é cada vez mais notável quando nos distanciamos da imagem. Ele revela que o efeito é uma variante da ‘Ilusão de Munker’, que mostra que a percepção da cor se vê afetada pelo contexto.

Caveiras coloridas? Nova ilusão de ótica está enlouquecendo a internet!

Veja também:   Como seria se um hacker roubasse suas impressões digitais?

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com