A lenda do Yeti: Mito ou verdade?

0

O Yeti, também chamado de Abominável Homem das Neves ou Ieti, foi a denominação dada a uma criatura misteriosa que habita a região do Himalaia. A tradução literal do termo significa “homem das montanhas”

Em 1961, o governo do Nepal declarou oficialmente que a criatura realmente existe.

yeti-capa

Lenda em torno do Yeti

Conta a lenda, que o Yeti seria o descendente de um rei macaco. Ele teria cerca de 2 metros de altura e seus avistamentos sempre são relacionado a um forte odor.

O Abominável Homem das Neves seria parente do Pé Grande, que é uma criatura bastante popular no folclore americano e canadense.

yeti-sasquatch

Expedições em busca do Yeti

Nos anos de 1950, houveram muitas expedições em busca do Yeti. Dentre elas, a mais conhecida ocorreu no Vale do Menlung. O alpinista Eric Shipton fotografou uma pegada gigante de uma criatura desconhecida.

eric-shipton-pegada-yeti

Em 1953, John Hunt, líder da expedição que pela primeira vez escalou o Monte Everest, dedicou uma página do seu livro “The Ascent of Everest” para falar sobre o Yeti.

Antes de iniciar a conquista ao Everest, John e sua equipe visitaram o Monastério de Tengboche, onde escutaram muitas histórias sobre a criatura misteriosa.

monasterio-tengboche

Aparição mais famosa

A aparição mais famosa do Abominável Homem das Neves foi feita pelo explorador Anthony Wooldridge, em 1986.

Anthony estava acampando nas montanhas no norte da Índia quando viu um a criatura próxima ao seu acampamento.

Segundo o relato do explorador, o Yeti teria ficado parado cerca de 45 minutos olhando para o acampamento.

Veja também:   Momo: corrente de WhatsApp reforça riscos com menores na internet

Após a perícia do local, constatou-se que a terrível criatura seria apenas uma pedra coberta de neve.

mesmo tendo feito uma fotografia, Anthony acabou admitiu o engano.

anthony wooldridge-foto-yeti

O melhor alpinista do mundo e sua busca pelo Yeti

Lançado em março de 2000, “My quest for the Yeti: The Himalayas Deepest Mystery”, o décimo terceiro livro de Reinhold Messner, também fala do estranho animal que supostamente habitaria as montanhas geladas.

Reinhold foi o primeiro alpinista a escalar o Everest sozinho e sem oxigênio suplementar. Ele passou a década de 1990 em uma vila no Himalaia em busca de depoimentos e pistas sobre a existência do Yeti.

reinhold-messner

Busca de comprovação cientifica da existência dos Yetis

E 2014, uma equipe da Universidade de Oxford, alisou mais de 55 amostras de cabelos que seriam de Yetis. Algumas dessas amostras foram submetidas a teste de DNA.

Essas amostras teriam sido colhidas em museus e com colecionadores, sendo um deles Reinhold Messner.

A equipe, liderada por Bryan Sykes, descobriu que duas das amostras correspondiam a uma espécie de urso polar que se pensava estar extinto há vários anos. Outras amostram examinadas seriam de cabras, vacas, cavalos, guaxinins e outros animais.

bryan-sykes-universidade-oxford

Outro fato que reforça a hipótese de o Yeti ser só uma lenda, é que nunca nenhum corpo ou fóssil da criatura foram encontrados.

Entretanto, outros cientistas questionam os resultados do teste de DNA apresentados por Sykes, o que ainda deixa uma margem de dúvida para a existência ou não do animal que muitas pessoas juram ter visto.

Veja também:   Mulher misteriosa nos EUA toca campainha de casa e simplesmente some

yeti-ilustracao

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com